Especialista comenta principais investimentos para 2020

São Paulo 28/11/2019 – “Isso faz com que olhemos de maneira diferente para nossos investimos. A renda fixa ainda será um bom investimento, mas renderá menos”

Segundo o Indicador de Reserva Financeira, apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 65% dos brasileiros aplicam seu dinheiro na poupança, 20% deixam os recursos parados na conta corrente, 8% escolhem a previdência privada e 7% decidem pelos títulos do tesouro direto. Nos últimos anos, os brasileiros têm percebido bons resultados ao aplicarem seu dinheiro em investimentos seguros, pois contribuem para a manutenção de uma vida financeira mais estável.

Para Uesley Lima, educador financeiro e fundador do Grupo The One, empresa criada com o objetivo de capacitar e treinar qualquer pessoa a operar na Bolsa de Valores e oferecer diversas opções em renda fixa, o investimento certo é aquele que se encaixa nos planos e na vida das pessoas. “Primeiro eu economizo, em seguida eu invisto naquilo que eu consigo e só depois, com mais conhecimento e experiência, eu procuro melhores rentabilidades, partindo para a renda variável”, explica ele.

Ainda de acordo com o levantamento, 28% dos brasileiros preferem guardar dinheiro em um lugar onde possam sacar com facilidade, outros 28% afirmam não ter sobras suficientes para investirem em aplicações mais arrojadas, 20% disseram estar acostumados com as modalidades tradicionais e 17% afirmaram ter medo de perder dinheiro.

Para Uesley, esse perfil conservador de investir foi criado pelas altas taxas de juros. Em 2017, por exemplo, o Sistema Especial de Liquidação de Custódia (SELIC) chegou a 14,25%, o que fazia com que o dinheiro investido na poupança, mesmo parado, rendesse consideravelmente. Mas isso está mudando, pois nos últimos meses essa taxa sofreu cortes, chegando a 5,5%, menor resultado desde sua criação.

“Isso faz com que olhemos de maneira diferente para nossos investimos. A renda fixa ainda será um bom investimento, mas renderá menos. Para aqueles que buscam uma rentabilidade um pouco maior, terão que assumir um pouco mais de risco, passando para produtos mais arrojados, ou seja, bolsa de valores”, analisa Lima.

Além de afirmar que bolsa de valores será o melhor investimento para 2020, Uesley Lima dá dicas para quem deseja essa forma de investimento, mas ainda não tem muito conhecimento. “Sem sombra de dúvidas a bolsa será um ótimo investimento. Para quem quer iniciar, indico o fundo de ações e o fundo multimercados. Esses serão a porta de entrada para o mundo dos investimentos, pois é necessário pouco capital inicial e é possível realizar aportes mensais, que te ajudarão a ganhar habilidades de investimento e futuramente alcançar sua independência financeira”.

De maneira ampla, as reformas estruturais da economia animam os consumidores e empresários. Consequentemente as projeções de lucros aumentam ao passo que o investimento na indústria também sobe. Assim, as ações passam a se valorar devido à demanda dos investidores, tornando os dividendos e lucros gerados pelas empresas mais atraentes, favorecendo as ações.

Web Site: