Especialista destaca a importância da Assessoria Jurídica no auxílio de cobranças de condomínio

Campinas, São Paulo 27/3/2013 – “Há comodidade para o condomínio quando se há uma cobrança eficaz, evitando ao máximo as vias judiciais, com uma resolução amigável”

Para a resolução de problemas de cobrança nos condomínios, a Assessoria Jurídica é indicada para auxiliar os síndicos não somente em situações judiciais, mas também para aconselhar em procedimentos administrativos que visam garantir a boa convivência e a paz social. Luís Carlos do Prado, advogado da empresa Pontual Cobrança informa que a assessoria orienta o síndico preventivamente sobre a melhor maneira de atuação perante os inadimplentes, evitando-se atitudes errôneas que podem resultar em um eventual processo. “Há comodidade para o condomínio quando se há uma cobrança eficaz, evitando ao máximo as vias judiciais, com uma resolução amigável” conclui.

A inadimplência em condomínios está cada vez mais recorrente nos dias de hoje e traz grandes problemas para a administração do prédio que possui uma série de obrigações a serem cumpridas. Água, energia e gás, pagamentos de funcionários, encargos trabalhistas e ocasionais contratos de manutenção são algumas das contas0 que precisam ser pagas, e quem acaba sendo prejudicado são outros condôminos.

Um dos fatores que podem ter contribuído para isso é a reforma de 2002 do Código Civil, onde a multa que era de 20% passou a 2%. “Isso foi o grande incentivador no aumento da inadimplência nos condomínios, pois hoje o condômino/devedor prioriza pagar primeiro o cartão crédito, o cheque especial e outros, deixando por último à taxa condominial, o que vem a acarretar transtornos para o condomínio manter em dia suas contas”, afirma Prado.

Como lidar com o problema

A orientação é que a cobrança judicial seja utilizada como último recurso. Os acordos amigáveis são a forma mais indicada, porém em muitos casos isso é ineficiente. Outra maneira de trazer resultados e que costuma evitar o desgaste na relação entre inadimplente, moradores e síndico, é a contratação de uma empresa terceirizada para cuidar da cobrança, como é o caso da Pontual.

Já moradores em atraso com suas taxas condominiais, o advogado aconselha a procurar um acordo amigável com o condomínio, informando suas dificuldades e tentando fazer um parcelamento de seus atrasados, para que isso não se acumule, e vá para a esfera judicial, onde ele poderá até ter seu imóvel levado a leilão para quitação de sua divida condominial.

Tags: Inadimplência, cobrança, condomínio, pagamento, acordos, orientação jurídica, Pontual Cobrança

Sobre a Pontual Cobrança:
Especializada na área de cobrança de taxas condominiais, a Pontual Cobrança atua na regularização do fluxo de caixa com a cobrança, não tendo nenhuma interferência na forma de gestão do condomínio, nem custo algum para o condomínio e/ou administradora. Os encargos são cobrados do condômino inadimplente.

http://www.pontualcobranca.com

Website: http://www.pontualcobranca.com

Web Site: