Especialista em genômica participou do Encontro com Especialista no 1º Congresso Virtual da SBPC/ML

São Paulo 5/10/2020 – Os exames genômicos são um auxílio fundamental à medicina personalizada.

O sequenciamento do DNA e a LGPD são temas do 1º Congresso Virtual SBPC/ML.

Em uma palestra muito especial, a Dra. Fernanda Soardi, PhD em Genética do Laboratório Lustosa de Minas Gerais, pode apresentar e dividir suas experiências em genômica e bioinformática no 1º. Congresso Virtual da SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.

Segundo a especialista, o exame laboratorial de sequenciamento do DNA sempre produz uma quantidade enorme de dados e cada laboratório definirá o fluxo (“pipeline”) de como filtrar e utilizar esses dados. Dra. Fernanda explicou que o sequenciamento do DNA é o retrato molecular da informação genética do paciente contida no material genético e com a decifração desse código é possível investigar doenças de difícil diagnóstico, como as doenças raras, e até predizer algumas doenças, não só do paciente, mas que podem envolver a família. Para ela, os exames genômicos são um auxílio fundamental à medicina personalizada.

Dra. Luisane Vieira, membro da SBPC/ML, mediou o encontro e comentou sobre a importância da comunidade laboratorial conhecer melhor os exames genômicos Uma parte é realizada no laboratório (“Wet Lab”) mas outra parte depende da informática ( “Dry Lab”) e pontuou que, com a entrada em vigor da LGPD, há uma grande preocupação de médicos, pacientes e laboratórios em relação de como as informações dos exames genômicos serão utilizadas. Dra. Luisane explicou que já há um Comitê de Genômica e Bioinformática na SBPC/ML, do qual ela faz parte, e que considera que a bioinformática e a genômica serão o futuro da patologia clínica.

“Em um futuro não tão distante todas as pessoas terão seu DNA sequenciado, gerando informações para a prevenção de doenças e de tratamentos de alto custo, ao mesmo tempo gerando desafios éticos e científicos”.

SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e profissionais de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.
A SBPC/ML é responsável pelo PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, que avalia laboratórios através de auditorias e determina se as práticas adotadas atendem requisitos pré-determinados para este tipo de serviço. O selo PALC garante a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados dos exames.

Para mais informações, basta entrar em contato com:
Advice Comunicação Corporativa
Meriely Dantas| [email protected] | (11) 5102-5253
Christiane Mariotto | [email protected] | (11) 5102-5256
Fernanda Dabori | [email protected]| (11) 5102-5255

Website: https://congressovirtualsbpc.org.br/

Web Site: