Especialista explica como escolher a TV ideal para o ambiente em que será instalada

São Paulo, SP 14/1/2020 –

Enquanto antigamente as TVs de tubo quadradas tinham algumas dificuldades como a falta de flexibilidade em se adaptar aos ambientes, além de serem limitadas na tecnologia, hoje há uma vasta opção de TVs no mercado, que além de tecnológicas, também podem contribuir e agregar para a decoração.

Um estudo feito pela Samsung, e que foi publicado na Samsung Newsroom Brasil, revela que o consumidor brasileiro considera o tamanho da TV na hora da compra. O estudo foi feito em diversas regiões, com mais de 300 consumidores. Os números revelaram que o desejo por telas maiores é grande, e que mais da metade dos consumidores consideram comprar uma TV acima de 65 polegadas. O estudo também mostra que, entre aquelas pessoas que não consideram comprar uma TV maior, o principal motivo entre elas é o tamanho do cômodo de instalação.

O especialista Guilherme Rodrigues, com experiência em resenhas e comparações de produtos, diz: “O consumidor precisa considerar muitas coisas antes de escolher uma TV, entre elas o tamanho do ambiente onde será instalada. Muitos consumidores só levam isso em conta após adquirir e sentir incômodos porque a TV está muito perto, ou, porque está muito longe e é pequena.”

Ele explica que, entre o que a pessoa precisa considerar na hora de escolher uma TV ideal, estão alguns fatores que ele explicará ao longo desta reportagem, como a qualidade da imagem e ter a tecnologia e tamanho adequados dependendo do ambiente em que será instalado.

Por conta disso, empresas têm apresentado um amplo leque de opções de TVs, de diversos tamanhos, para se adequar à necessidade de cada pessoa. A qualidade está cada vez melhor, mas pode ser confuso para muitas pessoas na hora de escolher sua TV, qual o tamanho ideal para o ambiente, e qual a distância correta para não desvalorizar a qualidade da imagem.

“O ponto principal em escolher o tamanho correto da tela é ajustar o tamanho em relação à distância em que se assiste. Se comprar uma TV muito grande para assistir muito perto, deve-se levar em consideração o campo de visão da pessoa, olhar toda a tela sem necessidade de direcionar muito a visão para um ou outro lado. Porém, quanto mais se afasta da tela, menos se percebe os detalhes de resolução. São alguns fatores que o consumidor precisa saber antes de comprar uma TV ideal.”, diz o especialista.

Ele comenta que muitos não entendem a diferença entre as resoluções de cada TV, e que é um fator importante a se considerar também antes de escolher a melhor TV. O especialista explica o que é cada uma dessas resoluções:

TV Full HD — A TV Full HD tem uma proporção de 1920 x 1080, ou seja, possui o equivalente de 2 milhões de pixels. Ela é mais apropriada para exibição em formato 16:9.

TV 4K ou Ultra HD — Por ter um número maior de pixels, a qualidade da imagem da TV 4K ou Ultra HD é muito boa. A proporção dessa TV é de 3840 x 2160, mas possui algumas variações, como 4096 x 2160 (Digital Cinema Initiatives), e 5120 x 2160 pixels (Ultra Wide HDTV).

TV 8K — As TVs 8K é a nova aposta das fabricantes de televisores. Os modelos proporcionam imagens fantásticas, e com até quatro vezes mais pixels do que a 4K, por exemplo.

O especialista Guilherme Rodrigues também explica que uma dúvida muito frequente entre os consumidores é: qual é a distância ideal para uma TV Full HD, uma TV 4K, e uma TV 8K? “Se não colocar essas TVs na distância correta, o ganho da resolução pode ser perdido, pois, não conseguirá distinguir os pixels da forma que se deveria. Por exemplo, não adianta comprar uma TV 4K de 55 polegadas, mas estar sentado muito longe. Para isso já existem as medidas recomendadas para cada caso.”

As medidas são:

Full HD de 32’’ — 1,2 a 1,5 metros
Full HD de 40’’ — 1,5 a 2,0 metros
Full HD de 48’’ — 2,0 a 2,5 metros
Full HD de 55’’ — 2,5 a 3,0 metros
Full HD de 65’’ — 3,0 a 4,0 metros
Full HD de 85’’ — 5,0 ou acima.

Ultra HD ou 4K de 40’’ — 1,2 a 1,5 metros
Ultra HD ou 4K de 48’’ — 1,5 a 2,0 metros
Ultra HD ou 4K de 55’’ — 2,0 a 2,5 metros
Ultra HD ou 4K de 65’’ — 2,5 a 3,0 metros
Ultra HD ou 4K de 85’’ — 3,0 a 4,0 metros
Ultra HD ou 4K de 88’’, ou acima — 5,0 metros ou acima.

É possível observar nestas medidas que, quanto maior a resolução, mais perto da tela se deve estar para perceber os detalhes adicionais que uma quantidade maior de pixels traz. Já no 8K, se percebe que as distâncias recomendadas são muito curtas, sendo necessário estar muito perto para perceber a diferença, o que pode inclusive ser visto como um “ponto negativo” por alguns consumidores.

8K de 75’’ — 1,48 metros
8K de 70’’ — 1,40 metros
8K de 65’’ — 1,31 metros
8K de 60’’ — 1,22 metros
8K de 55’’ — 1,14 metros
8K de 50’’ — 0,96 centímetros
8K de 43’’ — 0,87 centímetros
8K de 40’’ — 0,79 centímetros
8K de 32’’ — 0,61 centímetros

“Seguindo essas medidas, as pessoas com certeza terão uma experiência melhor em seus momentos de lazer.”, diz Guilherme.

Além da distância e do tamanho ideal da TV para cada ambiente, existem diversos outros fatores que podem influenciar positivamente na escolha de quem quer trocar a sua TV, como, por exemplo: contraste, brilho de tela, gama de cores, entre outros.

“Medições controladas destas características em uma tela, e comparando-as aos concorrentes, que determina o quão bom os modelos são e como se diferenciam. São estes tipos de comparações que os consumidores devem buscar antes de comprar uma TV”.

Guilherme Rodrigues diz que a lista de fatores para pesquisar antes de obter uma TV pode ser grande. O que, para algumas pessoas, pode parecer algo chato e cansativo. Neste contexto, ter especialistas que fazem comparações e análises para descobrir qual a melhor TV do mercado pode facilitar, e muito, a vida do consumidor que está na dúvida sobre qual TV comprar.

Já existem muitos portais na internet que fazem essas análises de produtos, entre esses portais está o “Qual Escolher”, que é um portal de resenhas e comparação de produtos. O especialista Guilherme Rodrigues diz que missão do portal é: “Fornecer aos visitantes informações claras, sobretudo corretas, sobre os principais modelos de diversas categorias de produtos, já que o que mais encontramos hoje em dia na internet são de qualidade duvidosa.”

Website: https://qualescolher.com

Web Site: