Especialista separa treze dicas para mandar bem no Home Office

6/4/2020 – O termo home office significa literalmente “escritório em casa” e graças aos avanços da comunicação, nos dias de hoje é possível trabalhar remotamente.

O trabalho remoto faz parte dos negócios e, com o Coronavírus se tornou essencial. Assim, foram separadas aqui treze dicas para mandar bem no home office e manter a produtividade.

Especialista separa dicas e explica como sair na frente mandando bem no home office.

1) Escolha do Cômodo
Em primeiro lugar nas dicas para mandar bem no home office, está o cuidado com a escolha do local de trabalho. Dessa forma, é preciso buscar um ambiente mais tranquilo, confortável e longe das distrações. É importante ter neste ambiente uma boa cadeira, mesa espaçosa e ser bem ventilado e iluminado.

2) Itens Necessários
É preciso ter os itens certos para facilitar a adequação a nova rotina. Itens como suporte para notebook, teclado externo, mouse, fone de ouvido, bloco de notas e calendário são considerados essenciais na maioria dos trabalhos.

3) Rotina
O mais indicado é seguir a rotina da forma mais natural possível. Assim, a indicação é que os trabalhadores se mantenham fiéis ao horário de início e término do serviço, e dessa forma, também realize pausas, como almoço e lanche.

5) Estar Online
Parece óbvio, mas tal cuidado é importante para o desenvolvimento profissional. Mesmo afastado do escritório, o resto da equipe precisa estar conectada de alguma forma. As empresas deverão proporcionar ou sugerir ferramentas para que os funcionários estejam acessíveis e mantenham contato. Tal contato pode ser feito via WhatsApp ou outros apps de videoconferência, como o Skype, por exemplo.

6) Aumente a Produtividade
É comum no início ter dificuldade de organizar a rotina quando não se está acostumado a trabalhar fora do escritório. Por isso, uma das dicas para mandar bem no home office é a de se utilizar aplicativos de organização para monitorar progresso individual e da equipe como um todo.

7) Internet de Qualidade
Para realizar home office, uma internet de qualidade é praticamente um requisito obrigatório. Dito isso, é recomendado investir um pouco em melhorar a qualidade da conexão de modo geral para não perder nenhum prazo, reunião ou cliente por causa de conexão.

8) Ter um Backup
Da mesma maneira, o armazenamento em nuvem é essencial para se manter prevenido. Esse cuidado é essencialmente importante para quem não tem acesso ao servidor da empresa. Google Drive e Google Docs são boas opções para guardar e compartilhar dados com outros membros da equipe.

9) Fazer Pausas ao Longo do dia
Embora em casa, não é recomendado ficar as oito horas do expediente sentado. Por isso, uma das dicas para ser produtivo no home office é fazer pequenas pausas. Seja para pegar café ou fazer um alongamento, há vários tipos de alongamentos para fazer durante o trabalho no YouTube, esses momentos ajudam inclusive a ter mais concentração e produtividade.

10) Cuidado com as Distrações
Enquanto as pausas são necessárias, as intervenções e perda de atenção não devem estar na rotina. Portanto, o ideal é evitar ficar perto de pets, televisão, interfone, redes sociais e, se possível, de crianças.

11) Manter a Mesa Limpa
Tão importante quanto o resto, está a limpeza da mesa de trabalho. A dica é determinar um dia na semana, pelo menos, para se jogar fora o que não é necessário, passar um pano e reorganizar. Esse cuidado é ainda mais importante para quem está com as crianças por perto.

12) Determinar Metas Diárias
Aqui entra um dos segredos para a produtividade: criar objetivos diários, como fazer um número de ligações ou fechamentos, por exemplo. Essas metas contribuem para manter o foco e a motivação.

13) Definir Limites
O trabalhador deve conversar com a família e definir os momentos certos para interferências. Se estiver sozinho com crianças é mais difícil, porém o ideal é investir no diálogo e em atividades variadas para ter o ambiente mais calmo possível.
Se tiver um vizinho ou amigo que liga a toda hora, coloca música alta ou manda mensagens insistentemente, é importante ser educado e gentil, mas, deixar claro que estará indisponível naquele horário e que precisará de silêncio.

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