Especialistas dão dicas para aumentar a produtividade de um escritório de advocacia

Florianópolis SC 11/12/2019 –

Uma das principais preocupações dos escritórios de advocacia no Brasil é alcançar maior produtividade. A razão disso é simples: o número de processos no país é enorme e a competição é grande.

Atualmente, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, são aproximadamente 100 milhões de processos correndo em simultâneo no país, com pouco mais de 1 milhão de advogados divididos em 40 mil escritórios.

A perspectiva é que esses números aumentem. Em 2023, a previsão da OAB é que haverá 2 milhões de advogados trabalhando em simultâneo no mercado brasileiro. Isso deverá levar a um aumento de concorrência enorme no país.

Por essa razão, os advogados buscam por maneiras de atingir uma maior produtividade nos dias de hoje, de modo a já estarem se preparando para o aumento de concorrência que, fatalmente, virá nos próximos anos.

No entanto, existe alguma maneira simples de aumentar a produtividade de um escritório? De maneira fácil, não. Mas, especialistas do SAJ ADV dão a seguir algumas dicas de como conseguir produzir mais no mercado jurídico, mesmo que envolvam algum esforço.

O SAJ ADV é um software jurídico que vem causando um grande impacto por causa do aumento de produtividade que gera em seus clientes.
“Em média, um escritório que contrata os nossos serviços tem uma economia de 20 horas de trabalho por mês para cada advogado. É como se o programa cobrisse cada advogado por dois dias e meio de trabalho”, revela o especialista.

Certamente, os advogados não usam essas 20 horas para simplesmente ficarem em casa. Eles as utilizam para estudar mais, procurar jurisprudências ou prospectar mais clientes, o que gera um processo de ganhos significativos.

Dito isso, quais as dicas para o advogado que quer alcançar uma produtividade maior no mercado? Uma delas é entender o que o impede, atualmente, de produzir mais.
“Existem elementos chamados de gargalos de produtividade. São alguns problemas que impedem que um determinado trabalho siga no fluxo que tinha antes. Por exemplo, um escritório consegue abrir 10 processos novos por mês, mas, no entanto, não consegue seguir o ritmo e acompanhar esses 10 processos, deixando um deles um pouco mais atrasado. Provavelmente há um gargalo de produtividade ali”, explica o especialista.

Portanto, o primeiro passo é aprender a identificar gargalos de produtividade para pensar em estratégias que resolvam esses problemas e permitam que o fluxo de produção do escritório possa fluir sem atrasar processos ou deixar de atender clientes.

Para identificar os gargalos de produtividade, o escritório precisa de um processo de auditoria interna em todos os casos. Quanto mais situações avaliadas, melhor será o resultado. Afinal, serão mais dados levantados para poder identificar os problemas atuais da empresa.
Depois de identificar os problemas que impedem que a produtividade do escritório possa fluir e crescer, a empresa deve focar na obtenção de soluções para alargar os gargalos. Uma maneira de conseguir isso é com os softwares jurídicos.

“Usar um software Jurídico ajuda a resolver diversos gargalos produtivos que atrapalham a vida de um profissional do direito.Um exemplo simples disso é a integração do SAJ ADV com o pacote Office. Com ela, é possível usar um sistema de autocompletar documentos, o que permite produzir petições, habeas corpus e outras ações jurídicas mais rapidamente”, explica o especialista.

Outro recurso de programas para advogados que ajuda a eliminar gargalos de produtividade de escritórios é a coleta automática de desenvolvimentos de processos no sistema do Judiciário.

Isso significa que os softwares usam robôs (iguais aos do Google para indexar conteúdos na Internet) para acompanhar todas as atualizações do sistema do Judiciário, além da captura de novidades que estão relacionadas ao advogado (usando seu número de registro na OAB para isso).
Dessa forma, o profissional não precisa perder tempo checando atualizações todos os dias, pois receberá as novidades diretamente em seu computador ou celular. Isso permite, inclusive, que ele possa acompanhar as novidades dos seus casos mesmo fora do escritório.

“Imagine que um advogado cuida de 10 processos e gasta 3 minutos para checar se há algum desenvolvimento em cada um deles. São 30 minutos por vez. Se ele checar uma vez por dia e trabalhar 22 dias por mês, gastará 11 horas fazendo isso. É muita coisa. O robô, sozinho, consegue fazer o trabalho e liberar o advogado para cuidar de outras tarefas”, esclarece o especialista.

É importante verificar, evidentemente, se o software Jurídico em questão é capaz de lidar com as demandas do advogado. Afinal, não faz sentido contratar um serviço ou programa que não esteja adaptado para as necessidades específicas de cada profissional.
Se não estiver, então é mais recomendado buscar por uma alternativa no mercado ou então elaborar um sistema de trabalho próprio (mesmo que não seja digital) para poder alcançar um nível maior de produtividade.

“Um software Jurídico ajuda muito a aumentar a produtividade de um escritório, mas não faz milagre. Ele é tão eficaz quanto a capacidade de gestão e organização da empresa que o utiliza. Por esse motivo, é importante ter processos internos alinhados e comprometimento dos profissionais para alcançar o melhor desempenho possível”, conclui o especialista.

Website: https://www.sajadv.com.br/

Web Site: