Esporte brasileiro evolui em termos de governança e transparência

São Paulo 20/11/2019 – O mercado está ávido por mudanças e, felizmente, há muita gente no esporte trabalhando por ela”, afirma Fabiana Bentes, presidente da “Sou do Esporte”

Gestão, governança e transparência são fundamentais na gestão pública e de qualquer empresa. No esporte não é diferente, muito menos no Brasil. “Houve um avanço na governança importante nestes cinco anos, e mesmo que algumas entidades esportivas relutem em modernizar seus estatutos e suas práticas de gestão, há outras que perceberam que sem estas mudanças iniciativa privada não irá mais investir. O mercado está ávido por estas mudanças e, felizmente, há muita gente no esporte trabalhando por ela”, afirma Fabiana Bentes, presidente da “Sou do Esporte”.

A fim de reconhecer boas práticas de governança no esporte brasileiro, a associação realiza anualmente
a entrega do prêmio SOU DO ESPORTE GOVERNANÇA. São identificadas as cinco confederações mais bem posicionadas no estudo independente da Sou do Esporte que é reconhecido internacionalmente pela organização dinamarquesa Play The Game. Mas neste ano, houve algo inédito. Um empate no resultado provocou que houvesse seis finalistas: Confederações de Vela, Golfe, Tênis de Mesa, Atletismo, Vôlei e Rúgbi. A premiação será realizada durante o Summit Sportlab, encontro anual com os principais líderes e executivos do esporte brasileiro.

Além da governança, a entidade entrega premiações em outras categorias, como Gestor do Ano, Atitude Positiva, Solidário, Atleta de Valor e Homenagem Especial Sou do Esporte. Este ano, o Gestor do Ano escolhido é Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico do Brasil, e o eterno ídolo das pistas de Fórmula 1 Ayrton Senna será lembrado com um reconhecimento especial que reúne todas as demais
categorias.

O prêmio está em sua quinta edição, sendo pioneiro e único na América Latina. “O prêmio surgiu em 2015, em pleno ano pré-olímpico, quando as questões relacionadas à transparência do modelo de gestão do esporte brasileiro estavam sendo bastante questionadas. O prêmio governança veio em um aspecto positivo, premiando as confederações que buscam a melhoria e que servem de modelo para as demais”, contou Fabiana.

Fabiana afirma que desde a primeira edição do prêmio até hoje houve uma grande evolução tanto em
questões ligadas à lei, como em ações voluntárias tomadas pelas entidades. Assim, o prêmio ajuda as
confederações com as melhores práticas a atrair patrocinadores. “As empresas já não patrocinam por quem conhece, e sim as entidades que dão resultado no modelo de administração dos recursos públicos e privados de forma transparente e eficiente, e que geram engajamento, inclusão, massificação, conteúdo, retorno comercial, entretenimento de qualidade e ainda mais paixão pelo esporte”, esclarece a representante da Sou do Esporte.

O trabalho da Sou do Esporte é reconhecido no Brasil e no exterior, e analisa com seriedade mais de 150 itens que devem ser adotados pelas confederações e seus dirigentes. Desde 2016, a associação foi integrada no seleto grupo da Play The Game, organização dinamarquesa que combate a corrupção no esporte na Europa, com a participação de mais de 20 países.

As expectativas para o esporte brasileiro são muito boas. “Temos um mundo de coisas para explorar, o
Brasil é enorme. As perspectivas são muito boas, desde que toda a indústria esportiva e os governos
federal, estadual e municipal tratem com muita seriedade, profissionalismo e modernização o esporte”,
resume Fabiana Bentes.

O SUMMIT SPORTLAB e o V PRÊMIO SOU DO ESPORTE contam com o patrocínio do SPORTV, IMM ESPORTE E ENTRETENIMENTO, DEMAREST ADVOGADOS e UNIVERSIDADE ESTÁCIO. Tem como apoiadores institucionais o COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL, COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO, NBB, CBV, NBA BRASIL, WSL, UFC, BST, BRAND BOLA, CBB, TORCEDORES.COM, ABRAGESP, INSTITUTO AYRTON SENNA, GLOBO, GLOBOESPORTE.COM, INSTITUTO COMPARTILHAR, LIDE ESPORTES, CBB, ABRAGESP, IBOPE REPUCOM, EY, SPORTS NETWORK, entre outros.

SERVIÇO – SUMMIT SPORTLAB
Data: 5 de dezembro
Local: Hotel Maksoud Plaza – São Paulo, SP
Website: http://esportebrasil.net.br/