Estudioso de misticismo cria sua própria mitologia

São Bernardo do Campo – SP 4/2/2020 – . Normalmente sonhava, acordava e voltava para o mesmo sonho quando dormia de novo. Por isso passei a buscar na literatura informações sobre o assunto.

O misticismo é tão antigo quanto o homem. O nome vem do grego mysticos, que significa “iniciado em uma religião de mistérios”. Portanto, em um universo cheio de mistérios, há misticismo em todas as partes. No Brasil, por exemplo, a religião é muito diversificada e caracteriza-se pelo sincretismo. Essa variedade acontece em função da miscigenação cultural, fruto dos vários processos imigratórios pelos quais o país passou. Assim, o brasileiro é um povo místico.

Quando analisadas de perto, muitas das religiões, seres e divindades contém a mesma essência, mesmo em culturas distantes. Dessa maneira, Igor Marques Pereira, escritor e estudioso do assunto, há 10 anos pesquisa o misticismo e histórias antigas. De acordo com ele, seu interesse começou por meio de sonhos. “Sonhava muito e tudo era muito complexo. Normalmente sonhava, acordava e voltava para o mesmo sonho quando dormia de novo. Por isso passei a buscar na literatura informações sobre o assunto”. Para ele, o mais interessante foi nesse processo encontrar registros que eram idênticos ao que tinha sonhado. Desse modo, quis aprender cada vez mais sobre a cultura judaico-cristã, zoroatrismo, mitologias, demonologia, angeologia e todo o tipo de história que falassem sobre personagens muito conhecidos, como os arcanjos Miguel e Gabriel e demônios como Lúcifer e belzebu.

Semelhanças

Eventualmente o pesquisador compreendeu que mesmo nas mais diversas culturas, que aparentemente não tinham nenhuma ligação com outras, as histórias se cruzavam e formavam a personalidade desses seres. “Por fim percebi que eles, com suas personalidades, nada mais são do que a caracterização de fenômenos e ideias que passam pela mente humana”, salienta. Igor destaca como exemplo o arcanjo Miguel, que representa o senso de justiça e humildade, enquanto Lúcifer é tido como conhecimento e soberania transformados em luxuria e ganância.

O misticismo e religiões são assuntos em alta, tanto que a Geração Millennial – também chamada de Y, que abarca os nascidos entre 1980 e 1995 – é muito interessada no assunto. De acordo com artigo de Memori Restori, professor e mestre em teologia, é uma geração com o acesso a informações e vivendo uma pluralidade nunca antes vista. Mas o fascínio pelo místico é muito antigo e também envolve outros séculos e eras. Assim, Igor comenta que grandes figuras da História mostraram interesse no tema. Um exemplo que o pesquisador dá é a Lança de Longinos – chamada pela Igreja Católica de Lança do Destino, que perfurou o coração de Jesus, passou pelas mãos de Alexandre O Grande, de Hitler e de outros senhores de guerras.

Kaos no Princípio

Apesar de inúmeras pesquisas individuais, como também de ter estudado junto a algumas Ordens e de conhecer rituais e costumes das mais diversas religiões, o escritor afirma que nada é comprovado ou certo nesse meio. “Dessa forma, resolvi criar minha própria mitologia acima de uma força que representa bem tudo isso. Então comecei a transformar esses estudos em um conto místico onde abordo alguns temas ocultos de forma mais fictícia, tentando usar a imaginação para levar o leitor a enxergar a grandiosidade que são todas essas questões que regem nosso universo e crenças”. Então Igor Marques Pereira escreveu Kaos no Princípio, livro publicado pela Editora Albatroz.

Assim sendo, o caos se tornou Kaos e o protagonista do livro é um arcanjo caído. O livro, primeiro escrito por ele, demorou cerca de seis anos para ficar pronto, principalmente devido às extensas pesquisas. A intenção é lançar entre três e cinco obras desse universo. De acordo com o escritor, aqueles que compreendem algo sobre misticismo, mitologias e religiões vão perceber que nas entrelinhas de Kaos no Princípio estão mensagens reais sobre o resultado dos seus estudos. “Ao mesmo tempo, aqueles que ainda não conhecem sobre o assunto serão levados pela história, por meio da imaginação, a se iniciarem nesse mundo místico”, finaliza.

Website: https://loja.editoraalbatroz.com.br/buscar?q=kaos