Evento prepara jovens profissionais para o mercado de trabalho de jogos eletrônicos

Rio de Janeiro, RJ 21/10/2019 –

SBGames Talks é evento inédito que conta com a curadoria do mais antigo evento de desenvolvedores de jogos da América Latina

Se nos anos 1980-90 a resposta para a pergunta “O que você quer ser quando crescer?” era quase sempre algo como jogador de futebol ou médico, nos dias atuais uma série de outras profissões ingressou nessa lista.
Seja influenciados por seu passatempo favorito, seja porque já encontram exemplos consolidados na indústria, hoje a resposta para a clássica pergunta da adolescência é “quero criar jogos!”.

E muitos jovens têm seguido esse caminho no Brasil, que além de 11º maior consumidor deste mercado no mundo, também vem se destacando com produções internacionais, eventos globais e com a presença das principais marcas globais de produtos para desenvolvimento de jogos no Brasil.

A paixão que vira trabalho

Uma famosa frase atribuída a múltiplos autores diz que, se trabalharmos com o que gostamos, não teremos que trabalhar um único dia na nossa vida. É nisso que acreditam aqueles que querem ser profissionais da área de jogos. Mas isso não quer dizer que tenham um caminho fácil pela frente.

O Brasil possui quase 400 empresas no setor, a grande maioria ainda de porte pequeno e tendo como trabalhadores somente os próprios sócios, segundo revelam os dados do último censo sobre o mercado de trabalho no setor no país. Por isso, é fundamental estar bem preparado e com um bom networking para poder se firmar na área.

Estudar, ler, praticar e participar de eventos são formas indicadas de se manter apto a participar deste “mercado de sonhos”, segundo José Ricardo Júnior: “O setor de desenvolvimento de jogos vem amadurecendo de maneira constante no Brasil. O crescimento nos últimos 5 anos foi de 164%, mas é importante que o profissional esteja sempre atento às novidades e que possa absorver as experiências alheias. Isso é fundamental para minimizar o tempo gasto com erros e tentativas frustradas”.

Júnior fala com a experiência de quem possui um doutorado na área, coordena o primeiro curso público federal voltado ao desenvolvimento de jogos e organiza agora, a primeira edição de um ciclo de palestras voltados justamente ao público que busca a troca desta experiência.

“O SBGames Talks é um spin-off do mais tradicional evento acadêmico sobre desenvolvimento de jogos da América Latina, onde nós vamos debater sobre o assunto com gente que tem a experiência de colocar a mão na massa para criar e já encarou os desafios desta indústria”.

A programação está dividida em 03 eixos: O Mercado de Jogos no Brasil, onde estarão palestrando o fundador da Behold Studios, Saulo Camarotti e Sergio Nesteriuk, um dos organizadores do BIG Festival. Os debates também passarão pela apresentação dos principais motores gráficos do mercado, com os evangelizadores oficiais da Unity e da Unreal para a América Latina. Por fim, palestrantes vindos da Rede Globo e da FIRJAN SENAI debaterão como é possível trabalhar com jogos em áreas que não são tradicionalmente vistas como oportunidades.

O evento acontece no Rio de Janeiro, conta com vagas limitadíssimas e Ingressos custam R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira) e podem ser comprados nesse link: https://www.sympla.com.br/sbgames-talks__662858

SBGames Talks
De 29/10/2019
De 9h às 19h