Exercícios de Pilates podem minimizar dores nas costas causadas pela má postura em home office

São Paulo 23/9/2020 –

Problemas de dores na coluna afetam a maior parte da população brasileira, mesmo antes da instauração do home office, chegando a prejudicar 85% da população mundial.

Com as medidas de distanciamento social, muitos profissionais começaram a trabalhar em ambientes adaptados dentro de suas casas. A natureza repentina dessa mudança fez com que poucos tivessem tempo para organizar seus espaços de maneira que levasse o conforto e a ergonomia em consideração.

Problemas de dores na coluna afetam a maior parte da população brasileira, mesmo antes da instauração do home office. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), problemas como esse atingem 85% da população mundial.

Jornadas de trabalho prolongadas, assim como as precárias condições de acomodação, contribuíram para o aumento de quadros como a lombalgia e dores crônicas. Nesse cenário, muitos encontraram alívio em práticas como o Pilates, técnica conhecida por fortalecer a musculatura lombar e prevenir dores na área.

Causas mais comuns da dor lombar

A causa mais comum de dores nas costas é a recorrência da má postura, seja em pé, andando ou sentado. A má postura, por sua vez, é causada pelo enfraquecimento dos músculos de sustentação da coluna, causado pela falta de movimentação que ocorre quando o indivíduo passa períodos prolongados sentado ou deitado. O sedentarismo também é um fator que contribui para tal problema.

Auxílio do Pilates

Para que dores lombares sejam menos frequentes, o fortalecimento da musculatura da coluna é essencial. Por isso, o Pilates é um método muito eficiente, uma vez que trabalha com o controle e a tonificação muscular.

Além disso, a prática oferece um melhor alinhamento do quadril, assim como o alongamento dos músculos e o relaxamento geral do corpo.

Contraindicações para a prática de Pilates

Essa atividade não conta com contraindicações para sua prática, sendo acessível para todos os tipos de praticantes, desde os iniciantes até os mais experientes. Dores na coluna podem aparecer em partes diferentes do corpo, como a lombar, localizada um pouco acima do quadril, a dorsal, no centro das costas, e a cervical, região entre a cabeça e o tronco.

Os exercícios, realizados com o auxílio de profissionais qualificados, ajudam no alívio das dores sem agravar qualquer quadro já existente.

A SM Care

A SM Care é uma das principais clínicas de fisioterapia em SP e especialista no tratamento de dores de todos os tipos, principalmente as causadas por maus hábitos de postura, quadro recorrente, especialmente nos últimos meses, em decorrência do aumento do home office.

Além disso, a clínica trata dores causadas por lesões e doenças crônicas por meio de serviços como RPG e Pilates. Com um quadro de funcionários altamente capacitados, a SM Care é capaz de solucionar problemas diversos, proporcionando alívio para seus pacientes.

Website: http://smcare.com.br/

Web Site: