Exposição sobre futuro pós-pandemia marca o retorno das atividades artísticas do Pátio Metrô São Bento

São Paulo, SP 21/12/2020 –

Mostra “Desejos para agora e para o futuro” traz à tona questões sociais e constrói um novo olhar para a realidade, imaginando um futuro mais bonito e igualitário

Depois de alguns meses de hiato em atividades artísticas em razão da pandemia da Covid-19, o Pátio Metrô São Bento volta a protagonizar uma exposição aberta ao público. Desde o dia 2 de dezembro, o centro comercial, gastronômico e cultural é o palco da mostra “Desejos para agora e para o Futuro”, que possui obras de 12 artistas.

O ano de 2020 foi marcado por grandes mudanças na rotinas das pessoas. A pandemia do coronavírus alterou os hábitos e implantou novos protocolos no dia a dia, com menos contato pessoal e mais atenção à higiene. Além disso, as estruturas sociais se tornaram mais cruéis, pois nem todos tiveram os mesmos direitos básicos e a possibilidade do distanciamento social recomendado.

Diante deste cenário, a exposição selecionou obras que dialogassem com a proposta de interpretar a reconstrução do cotidiano com um novo olhar. O conceito da mostra foi pautado no discurso de Ailton Krenak, em “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” (2019), que propõe projetar “paraquedas coloridos” para construir uma realidade melhor.

Com trabalhos que passam por diferentes linguagens, como fotografia, ilustração e até mesmo o bordado, as obras selecionadas jogam luz a questões sociais urgentes e desenham um novo olhar para a realidade, imaginando um futuro mais igualitário e inclusivo a todos.

“O ano de 2020 foi difícil para todos. Com a mostra, quisemos fazer um exercício de pensar um recomeço, e a resposta que tivemos dos artistas é que se faz necessário um mundo com mais igualdade de oportunidades e diversidade de vozes”, diz Isabela Parrón, gerente de marketing do Pátio Metrô São Bento e uma das curadoras da mostra.

“A criação desse novo tempo nos direciona para o reconhecimento da humanidade em cada um e, assim, unidos, nos ajudaremos a viver de uma maneira diferente, mais inteiros, contemplando a todos”, explica a curadora Marta Montagnana, sobre o conceito da exposição.

Artistas: Abimael Salinas, Clei Souza, Estúdio Arumã, Jess Vieira, Lucas Lopes, Luísa Camargo, Mari Gema de la Cruz, Mora, Nathalia Tiveron, Pati Faedo, Sacha Recorta, Stéfani Agostini

Serviço:
Mostra “Desejos para agora e para o futuro”
Data: desde o dia 2 de dezembro, no Pátio Metrô São Bento
Endereço: Largo São Bento, s/n – Centro, São Paulo – SP, 01029-010
Valor: Gratuito

Web Site: