Farmacêutica investe em aplicativo para diagnóstico de tromboembolismo venoso

São Paulo – SP 14/5/2020 –

AppTev é a nova plataforma direcionada aos profissionais de saúde que auxilia na avaliação de risco para TEV e cálculo de dosagem recomendada do medicamento

São Paulo, maio de 2020 – Todos os anos são cerca de 10 milhões de casos de tromboembolismo venoso (TEV) no mundo¹. Por conta da grande incidência e da quantidade de fatores a ser observada no diagnóstico, o laboratório farmacêutico Sanofi investiu em um aplicativo para auxiliar profissionais de saúde na avaliação de risco da doença. O AppTev reúne informações sobre o manejo do tromboembolismo venoso em diferentes perfis de pacientes e os escores mais utilizados para realização da avaliação de risco da doença.

Ao usar a nova plataforma, é possível observar algumas vantagens. O primeiro é o auxílio que o médico terá em avaliar quais de seus pacientes possuem maior risco de desenvolver o TEV utilizando as principais recomendações da literatura a respeito do tema em diversos perfis de pacientes. O aplicativo apresenta de maneira ordenada informações específicas para pacientes clínicos, cirúrgicos e obstétricos. São disponibilizadas as principais ferramentas para a avaliação desses grupos, como os escores de risco de Caprini, Padua e do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (RCOG) ²-4. O cálculo de dosagem do medicamento em indicação de prevenção ou tratamento também pode ser feito dentro do próprio app.

O aplicativo é gratuito e já está disponível para IOS e ANDROID. A plataforma é focada para médicos e, ao se logar ao app, será necessário confirmar que é um profissional da área e aceitar que a novidade é direcionada exclusivamente a quem é autorizado a prescrever e dispensar medicamentos no país.

A Sanofi tem a inovação como parte do DNA e um dos principais pilares de crescimento, assim como a aceleração digital para auxiliar no seu compromisso com a saúde no Brasil. São esperados 16 milhões de reais de investimentos no digital em 2020, considerando iniciativas digitais.

O tromboembolismo venoso
O Tromboembolismo venoso ou TEV, que é a formação de coágulos sanguíneos dentro das veias, é uma condição médica importante que compreende a trombose venosa profunda e o tromboembolismo pulmonar e que pode causar mortalidade e invalidez 5. Esta doença é especialmente importante dentre os pacientes hospitalizados, que em sua grande maioria possuem fatores de risco para o desenvolvimento de TEV 6. É considerada a principal causa de mortalidade hospitalar evitável, sendo responsável por até 10% de todos os óbitos relacionados à internação, desta forma uma adequada avaliação de risco e profilaxia são importantes para reduzir esta complicação 7,8.

Sobre a Sanofi
A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. É uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana prevenindo doenças por meio de vacinas e tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. A Sanofi está ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas.
Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.
Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

As informações veiculadas neste documento têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente.

Referências:
1. Jha AK, et al. The global burden of unsafe medical care: analytic modelling of observational studies. BMJ Qual Saf. 2013 Oct;22(10):809-15.
2. Caprini, J. A., Arcelus, J. I., Hasty, J. H., Tamhane, A. C., & Fabrega, F. (1991). Clinical assessment of venous thromboembolic risk in surgical patients. In Seminars in thrombosis and hemostasis (Vol. 17, pp. 304-312).
3. Barbar S, et al. A risk assessment model for the identification of hospitalized medical patients at risk for venous thromboembolism: the Padua Prediction Score. J Thromb Haemost. 2010 Nov;8(11):2450-7.
4. Maynard G. Preventing hospital-associated venous thromboembolism: a guide for effective quality improvement, 2nd ed. Rockville, MD: Agency for Healthcare Research and Quality; August 2016. AHRQ Publication No. 16-0001-EF.
5. Reducing the Risk of Venous Thromboembolism during Pregnancy and the Puerperium. Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (RCOG), Green-top Guideline 2015. Disponível em: https://www.rcog.org.uk/globalassets/documents/guidelines/gtg-37a.pdf?UNLID=408523912017688380 acesso em feveiro de 2020
6. Geerts WH, Bergqvist D, Pineo GF, et al. Prevention of venous thromboembolism. Chest 2008 Jun;133:6 suppl 381S-453S
7. Maynard G. Preventing hospital-associated venous thromboembolism: a guide for effective quality improvement, 2nd ed. Rockville, MD: Agency for Healthcare Research and Quality; August 2016. AHRQ Publication No. 16-0001-EF.
8. Sweet PH3rd, Armstrong T, Chen J, Masliah E, Witucki P. Fatal pulmonary embolism update: 10 years of autopsy experience at an academic medical center. JRSM Short Rep 2013; 4: 2042533313489824.

Para mais informações:
Assessoria de Imprensa da Sanofi