Farmacêuticos reivindicam melhores condições de trabalho em Lançamento da Campanha Salarial 2013

São Paulo, SP 19/2/2013 – A campanha traz como principais pontos de luta o aumento salarial, melhores condições de trabalho, não à precarização do trabalho, benefício do vale refeição e reciclagem tecnológica.

Quando você precisa de um medicamento, vai à drogaria e procura por qual profissional? Cada vez mais reconhecido pela sociedade, o farmacêutico tem um papel fundamental na qualidade de vida, manutenção e promoção da saúde da população, uma vez que realiza a atenção farmacêutica entre suas funções.
Essa importância nem sempre é reconhecida pelos empregadores, que frequentemente submetem estes profissionais a longas e exaustivas jornadas de trabalho em pé – sem que se respeite tanto a carga horária como o descanso estabelecidos em lei -, interferência de gerentes em assuntos inerentes e privativos da profissão – o que pode ser configurado como ingerência sobre as prerrogativas do profissional farmacêutico e exercício ilegal da arte farmacêutica, um crime previsto no artigo 282 do Código Penal) – e redução do número de funcionários por estabelecimento.
Práticas como estas causam uma diminuição da qualidade da atenção farmacêutica a qual a população tem direito e isto pode contribuir para o aumento de intoxicações por medicamento, erros na dispensação de produtos farmacêuticos, e podem colocar em risco a saúde do usuário.
Atento a estas questões, trabalhando em busca da valorização dos profissionais farmacêuticos e em promover os cuidados com a saúde da população, o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (SINFAR-SP) organizou sua Campanha Salarial 2013 com diversos ciclos de palestras em todo o Estado, cujo tema central “Valorização do trabalho farmacêutico” visa o debate de questões jurídicas que envolvem o profissional, e também questões técnicas como a dispensação de medicamentos e a atenção farmacêutica.
A abertura da Campanha Salarial 2013, a ser realizada no dia 21 de fevereiro, trará aos farmacêuticos duas palestras. A primeira delas “Direito do Trabalho: Instrumentos legais de valorização do trabalho farmacêutico”, ministrada pelo advogado trabalhista Dr. Luiz Carlos Moro, e a segunda “Políticas de acesso a medicamentos com atuação do profissional farmacêutico”, ministrada pelo farmacêutico Dr. Marco Aurélio Pereira, Coordenador Geral de Gestão do DAF/SCTIE/MS e do Programa Farmácia Popular.
Neste ano, serão realizadas, ao todo, 21 assembleias e nove ciclos de palestras em municípios de todo o Estado de São Paulo. A campanha traz como principais pontos de luta o aumento salarial, melhores condições de trabalho, não à precarização do trabalho, benefício do vale refeição e reciclagem tecnológica. O presidente do SINFAR-SP, Paulo Teixeira, ressalta a importância da plena atuação dos farmacêuticos em drogarias e farmácias na orientação da população quanto ao uso correto de medicamentos, escrituração fiscal e sanitária dos medicamentos comercializados, supervisão dos seus auxiliares, e de todos os procedimentos que garantam a segurança dos serviços farmacêuticos dispensados à população.
Ele ainda pontua que a categoria está mobilizada, quer contribuir para a garantia e melhoria da qualidade de vida da população e por isto reivindica melhores condições de trabalho e remuneração para o exercício de seu ofício.

Local do Lançamento da Campanha
Rua Genebra, nº 25 – Bela Vista – São Paulo / SP
Data / Horário: 21 de fevereiro de 2013, às 18h30.

Para ter acesso ao calendário completo de assembleias e palestras: http://www.sinfar.org.br/?q=content/lancamento_campanha_salarial_2013

– Sobre o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo:
O SINFAR-SP representa os trabalhadores farmacêuticos no Estado de São Paulo. Entre outras atribuições, a entidade trabalha para ajudar na melhoria das condições do ambiente de trabalho, pela valorização do trabalhador e assegurar a manutenção de benefícios e avanços na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

– Fonte:
Dr. Paulo Teixeira – Presidente do SINFAR-SP

Website: http://www.sinfar.org.br/

Web Site: