Fashionista brasileiro, Israel Cassol, coleta canudos plásticos de bares em Londres para produzir saia

Londres, Inglaterra 3/12/2019 –

O fashionista Israel Cassol transformou o seu amor por uma peça do seu guarda-roupa, a saia, em protesto. Ao longo de alguns meses ele coletou canudos plásticos de bares de Londres para confeccionar uma peça reciclada. O processo criativo deu origem a um ensaio de moda onde ele é o protagonista. “Sentia a necessidade de fazer alguma coisa, de utilizar a minha arte como forma de protesto”.

O Reino Unido pretende banir os canudos plásticos até abril de 2020. Em comunicado à imprensa, o secretário do Meio Ambiente, Michael Gove declarou. “É preciso uma ação urgente para combater a contaminação de plástico e proteger o nosso meio ambiente”.

Israel mora em Londres há 13 anos e percebeu que mesmo com todas as manifestações e protestos para retirada dos canudos de plástico de circulação, alguns bares da região ainda utilizavam os canudos. “Não devemos aceitar canudos de plástico em estabelecimentos, isso não precisaria ser obrigatoriedade, tem que ser um dever da população”.

A partir daí, ele começou a coletar mais de 300 canudos em bares e restaurantes de Londres. “Via muita resistência dos donos do estabelecimento, não queriam me dar os canudos”. Israel, que é conhecido na Inglaterra por vestir saia e espalhar o seu conceito de moda no universo fashion, não pensou duas vezes ao conseguir o número de canudos e, confeccionou, ao longo de algumas semanas, uma saia de plástico, dando origem a um grande ensaio de moda.

O resultado do ensaio em formato de protesto chamou a atenção por uma das fotos clicadas pelo fotógrafo Mark Brown. A imagem mostra Israel usando um saco plástico em volta de sua cabeça. “O plástico está sufocando nosso planeta, acho que todos deveriam passar por essa horrível experiência para entender o que está acontecendo no mundo de verdade.”

Fotos: Mark Brown / CO Assessoria

Web Site: