Fato Relevante – Assinatura dos Contratos Definitivos para Aquisição da Liquigás Distribuidora S.A

São Paulo, SP 19/11/2019 –

Itaúsa comunica a seus acionistas e ao mercado que, em continuidade ao fato relevante divulgado no dia 07 de novembro de 2019, o grupo do qual a Itaúsa participa, composto também por Copagaz e Nacional Gás, assinou, nesta data, os contratos definitivos para a aquisição da totalidade das ações da Liquigás Distribuidora S.A.

FATO RELEVANTE

ASSINATURA DOS CONTRATOS DEFINITIVOS PARA AQUISIÇÃO DA LIQUIGÁS DISTRIBUIDORA S.A.

ITAÚSA – Investimentos Itaú S.A (“Itaúsa”) comunica a seus acionistas e ao mercado que, em continuidade ao fato relevante divulgado no dia 07 de novembro de 2019, o grupo do qual a Itaúsa participa, composto também por Copagaz – Distribuidora de Gás S.A. (“Copagaz”) e Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. (“Nacional Gás”) (“Grupo Adquirente”), assinou, nesta data, os contratos definitivos para a aquisição da totalidade das ações da Liquigás Distribuidora S.A. (“Liquigás”) e submeterá a operação de aquisição à análise e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), uma vez que se trata de uma das condições precedentes ao fechamento da operação de compra e respectiva liquidação financeira.

O valor total da oferta pelo Grupo Adquirente foi de R$ 3,7 bilhões e está sujeito a ajustes previstos no contrato de compra e venda. A participação da Itaúsa na operação se dará mediante investimento de aproximadamente R$ 1,4 bilhão na Copagaz, sujeito a ajustes, de modo que passará a deter aproximadamente 49% do capital social desta companhia. Além do aporte financeiro, a Itaúsa contribuirá com a melhoria da governança corporativa da empresa. A Copagaz, que permanecerá sob controle acionário dos atuais acionistas, aplicará ao negócio combinado suas reconhecidas práticas de gestão e experiência de mais de 60 anos no mercado. A Nacional Gás adquirirá fatia minoritária na Liquigás e passará, após fechamento da operação e posterior implementação de reorganização societária, a ser detentora de operações em determinadas localidades.

Este novo investimento está alinhado à estratégia de alocação eficiente do capital da Itaúsa e permite à Itaúsa associar-se a um parceiro estratégico, a Copagaz, com valores compatíveis e com excelência operacional, que permitirá a captura de sinergias importantes e a entrada em um dos maiores mercados de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do mundo.  

Sobre a Liquigás: fundada em 1953, atua no envasamento, distribuição e comercialização de GLP. Seus mais de 4.800 distribuidores lhe garantem ampla presença geográfica e servem a cerca de 35 milhões de consumidores residenciais.

Sobre a Copagaz: fundada por Ueze Elias Zahran e seus irmãos em 1955 em Campo Grande, no então Mato Grosso, é hoje a quinta maior empresa de GLP do Brasil. Comercializando cerca de 620 mil toneladas de GLP por ano, a companhia conta com uma equipe de mais de 1.800 colaboradores diretos e uma rede de revendas com 2.700 representantes. A empresa distribui GLP para cerca de 1.800 municípios, localizados em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Esta aquisição não produzirá efeitos nos resultados da Itaúsa neste exercício social.

A Itaúsa seguirá mantendo seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados acerca dos desdobramentos do assunto acima referido, nos termos da legislação aplicável.

São Paulo (SP), 19 de novembro de 2019.

ALFREDO EGYDIO SETUBAL

Diretor de Relações com Investidores

Website: http://www.itausa.com.br/

Web Site: