Festival da Cultura Judaica levará Israel para a região do Ibirapuera

São Paulo, SP 22/11/2019 – “São Paulo é uma grande metrópole e queremos que as pessoas conheçam ainda mais a nossa cultura”, afirma Luiz Kignel, presidente da Fisesp

Israel está na moda. O país do Oriente Médio recebeu, em 2018, pelo terceiro ano seguido, um número recorde de viajantes vindos do Brasil: foram 62,5 mil turistas provenientes do território verde e amarelo, um crescimento de 14% em relação a 2017. Para 2019, a expectativa é de um crescimento em torno de 25%.

Para promover ainda mais o Estado e a Cultura Judaica, acontece, em 8 de dezembro, um domingo, no estacionamento da Assembleia Legislativa, ao lado do Parque Ibirapuera, mais uma edição do “Fest Shalom SP’’.

Com entrada gratuita e aberto a todo o paulistano, o evento apresentará aspectos culturais, como tradições, músicas, danças, roupas e comidas típicas, além de produtos locais e atividades para crianças.

“São Paulo é uma grande metrópole e queremos que as pessoas conheçam ainda mais a nossa cultura”, afirma o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Luiz Kignel.

Quem comparecer ao evento vai ter a oportunidade de experimentar uma ampla feira gastronômica Kasher, que, além de pratos típicos dessa culinária do Oriente Médio, como falafel, burekas e varenikes, terá também acarajé, sushi, hambúrguer e diversos outros pratos.

Ao todo, 14 barracas oferecerão comidas típicas e adaptadas ao Kasher.

A culinária Kasher é composta por um conjunto de regras que seguem as leis do judaísmo. Para designar as preparações de alimentos, utiliza-se a palavra Kasher, ou Kosher, que significa “apropriado”.

A alimentação Kasher, entretanto, não pode ser considerada uma culinária nacional, já que diversas gastronomias (como por exemplo italiana, chinesa, árabe, etc.) podem ser Kasher, desde que preparadas segundo as leis judaicas.

Neste dia, prepararão seus pratos seguindo a tradição judaica os restaurantes L’Entrecôte de Paris, Sushi Yam, Smokedeli, Popoke e Luz Câmera Burger, entre outros.

“Queremos desmistificar a ideia de que os produtos Kasher fazem parte apenas dos pratos típicos de Israel”, afirma Kignel.

O evento acontece das 11h às 17h e, no palco principal, estão previstas apresentações de danças típicas, música judaica e israelense, coral, bandas e um show de Stand Up com o humorista Ben Ludmer.

O público também poderá se informar sobre pacotes turísticos para a Israel, curtir um Shuk (mercado típico) com a venda de artesanatos e produtos judaicos, interagir com representantes de entidades judaicas como sinagogas e escolas, além de aproveitar uma área infantil, com infláveis e brinquedos para as crianças.

“Fest Shalom SP” 2019. Estacionamento da Assembleia Legislativa, ao lado do Parque Ibirapuera. Domingo, 08.12, 11h às 17h. Grátis.

Website: https://www.fisesp.org.br/