Festival de Música Contemporânea Brasileira chega à sétima edição com atividades gratuitas

Campinas, SP 18/12/2019 – O Festival reforça o seu compromisso com o fortalecimento da música contemporânea brasileira homenageando aos compositores João Donato e Liduino Pitombeira.

Enquanto desenvolvia sua tese de doutorado dedicada às obras do compositor Edmundo Villani-Côrtes, a pianista, Thais Nicolau, pensou na possibilidade de ampliar os horizontes de sua pesquisa. Thais idealizou um espaço de valorização da produção musical brasileira, onde pesquisadores, músicos e público pudessem se reunir para debater temas de relevância para a área cultural e musical do país. Desta aspiração nasceu em 2014 o Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), evento que ocorre anualmente na cidade de Campinas e que reúne músicos e pesquisadores de diversos lugares do Brasil e do exterior.

A cada edição são homenageados dois músicos brasileiros em atividade. O intuito é fazer com que os homenageados participem das atividades do Festival, possibilitando uma maior interação com o público e com os pesquisadores. Ao longo das seis edições realizadas, o FMCB homenageou nomes como Marisa Rezende, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Edino Krieger, Ricardo Tacuchian e claro, o inspirador desta ideia, Edmundo Villani-Côrtes.
Foram apresentados no FMCB um total de 47 comunicações orais, 12 mesas-redondas e 45 apresentações artísticas. Passaram pelos palcos do Festival mais de 800 músicos entre proponentes de apresentações artísticas e artistas convidados.

Em sua sétima edição, que ocorre entre os dias 24 e 28 de março o Festival reforça o seu compromisso com o fortalecimento da música contemporânea brasileira. Com uma programação inteiramente aberta e gratuita o evento irá se dedicar à vida e à obra dos compositores João Donato e Liduino Pitombeira.

A programação do FMCB contempla duas ações socioambientais. A mostra beneficente de música, realizada desde a sua primeira edição, no Centro Infantil Boldrini, hospital de referência em tratamentos hematológicos e oncológicos e a distribuição de mudas de árvores nativas. Na quarta-feira, dia 24 ocorre o concerto de abertura e o bate-papo entre os compositores, nesta oportunidade, o público pode fazer perguntas aos músicos que procuram responder aos questionamentos e articular semelhanças e diferenças entre suas trajetórias.

Nos dias 25 e 26 de março ocorrem os congressos e concertos comentados dos compositores homenageados. Durante o dia as atividades ocorrem na UNICAMP, onde, os participantes têm a possibilidade de acompanhar as principais pesquisas desenvolvidas sobre as obras de João Donato e Liduino Pitombeira, que são selecionadas através de chamada pública e avaliadas por um comitê científico. Um grande diferencial do Festival de Música Contemporânea Brasileira é a presença e a participação dos homenageados nos eventos. Deste modo, pesquisador e pesquisado têm a oportunidade de interagir e trocar impressões e experiências acerca de elementos técnicos e teóricos dos trabalhos. São realizadas ainda apresentações artísticas dedicadas ao repertório dos dois músicos, as apresentações também são submetidas para avaliação do comitê científico que avalia a pertinência e a qualidade interpretativa e técnica das propostas. No período da noite o concerto comentado ocorre no Teatro Castro Mendes às 20 horas. Na quinta-feira dia 26 João Donato se apresenta com o João Donato Trio e apresenta detalhes e curiosidades de sua biografia e seu cancioneiro. Na sexta-feira, (27) – no mesmo local e horário – é a vez de Liduino Pitombeira apresentar suas composições.
Encerrando a programação a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas interpreta obras do repertório dos artistas homenageados, no sábado (28), às 20 horas no Teatro Castro Mendes.

Reafirmando o interesse pela documentação e a circulação da produção musical brasileira, todas as atividades realizadas no FMCB são captadas e publicadas em nosso canal no YouTube (Grupo Sintonize) e acompanhe as novidades e a programação do Festival em nossas redes sociais https://www.facebook.com/FestivaldeMusicaContemporaneaBrasileira/ e @fmcbsp

Website: http://fmcb.com.br/