Filhos com piolhos: o que fazer nesta situação?

São Paulo, SP 17/11/2020 – Para diagnosticar e evitar novas infestações de piolhos nas crianças, pais, responsáveis e professores devem ficar atentos à aparição dos principais sintomas.

Por conta do grande contato físico entre os alunos, que costumam compartilhar objetos pessoais, como bonés, escovas e outros acessórios, a escola é considerada um dos principais locais de fácil transmissão da pediculose.

Os piolhos são pequenos insetos que se alimentam de sangue humano e se reproduzem rapidamente. Junto com as lêndeas, eles são o principal responsável pela pediculose, termo médico designado para referir-se a infestações de seres parasitários que se reproduzem na superfície da pele e dos pelos.

Sua transmissão é realizada através do contato direto entre as pessoas infectadas, podendo acometer desde crianças até adultos de todos os gêneros, classes e etnias. Crianças em idade escolar acabam sendo o principal alvo das infestações, preocupando muitos pais e professores.

Como diagnosticar a presença de piolhos em crianças?

Devido ao grande contato físico entre os alunos, que costumam compartilhar objetos pessoais, como bonés, escovas e outros acessórios, a escola é considerada um dos principais locais de fácil transmissão da pediculose. Apesar disso, as escolas não são único local de transmissão da pediculose. Crianças e adultos podem pegar piolhos no transporte público, clubes, durante fotografias e em qualquer tipo contato próximo entre pessoas que estejam com piolhos.

Para diagnosticar e evitar novas infestações de piolhos nas crianças, pais, responsáveis e professores devem ficar atentos à aparição dos principais sintomas da pediculose nos pequenos. Entre eles, coceira intensa no couro cabeludo, vermelhidão na cabeça, nuca ou pescoço e pontinhos brancos na cabeça semelhante à caspa.

Por ser um inseto muito pequeno, alguns quadros não tão raros de pediculose podem ser assintomáticos, sendo descobertos apenas através de exames clínicos de inspeção dos fios e do couro cabeludo, e de ajuda profissional. 

O que pais devem fazer em casos de suspeita ou confirmação de pediculose?

Caso a presença de piolhos seja confirmada, o primeiro passo a ser realizado é notificar os locais onde a criança costuma frequentar e realizar atividades extracurriculares, como escolas, clubes e cursos. Devido ao fato da infestação por piolhos ser uma infestação coletiva, especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomendam que essa notificação seja feita o quanto antes para que não haja uma reincidência da doença ao tratar apenas um paciente.

Na hora de cuidar das crianças, alguns procedimentos caseiros são fundamentais:

  1. Higienização dos fios e utilização diária de pente fino:

É importante higienizar bem a cabeça das crianças e utilizar pente fino diariamente. Esse tipo de pente auxilia a detecção e retirada de lêndeas e piolhos dos fios.

  1. Cabelos longos devem estar sempre presos:

Fios curtos auxiliam a detectar uma possível infestação de piolhos e lêndeas, no entanto, cortar os fios não trata nem impede a pediculose. Desse modo, não há necessidade de crianças de cabelo longo cortarem os cabelos. Porém, é fundamental manter seus cabelos presos em rabos de cavalo, tranças ou coque, evitando a propagação da doença parasitária.

  1. Higienização de objetos pessoais e pelúcias:

Objetos pessoais como roupas, lençóis, pentes e escovas devem ser higienizados diariamente em água fervente por cerca de 10 minutos caso o material permita. No caso de tiaras e acessórios, é sempre importante desinfetar com álcool após seu uso. Além dos pelos humanos, os piolhos também costumam colocar seus ovos em pelúcias. Por isso, é armazenar pelúcias em sacolas fechadas por uma semana é fundamental para controlar a infestação.

  1. Inspeção na cabeça das crianças: 

Revisar a cabeça dos pequenos com certa frequência é fundamental para diagnosticar e tratar a pediculose, principalmente se o alerta de piolhos foi emitido por algum colega da criança ou pela escola.

A PiolhoLess auxilia adultos e crianças a resolver casos de pediculose

Além dos cuidados caseiros, contar com a ajuda de profissionais também é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar das crianças e de todos que fazem parte de seus convívios diários.

Para resolver o problema dos piolhos e lêndeas de forma profissional, pais, mães e cuidadores podem contar com os serviços da PiolhoLess. Pioneira no mercado brasileiro de tratamento para piolhos e lêndeas, o centro de tratamento conta com uma proposta inovadora e diferenciada: acabar com piolhos e lêndeas, confortavelmente, em apenas duas sessões.

Através de um tratamento rápido, profissional e seguro, a PiolhoLess utiliza uma tecnologia de aspiração e, após essa etapa, é passado um pente fino de aço nos fios de cabelo dos clientes, com produtos exclusivos e de origem natural, sem adição produtos tóxicos ou químicos. O método PiolhoLess possui grande aceitação entre pais, escolas e pediatras, podendo ser utilizado em crianças bastante jovens.

Focada na saúde e no bem estar de toda a família, e respeitando as normas de segurança e higiene, durante a pandemia de COVID-19 os atendimentos presenciais estão sendo realizados mediante agendamento prévio nas unidades de Vila Olímpia ou Pinheiros, ambas localizadas na cidade de São Paulo.

Clientes de todo o Brasil que moram fora de São Paulo ou que tiverem interesse em aliviar os sintomas da pediculose do conforto de suas residências também podem adquirir o Kit PioLess e o pente fino para a remoção de piolhos e lêndeas no e-commerce da empresa. Estes produtos são um complemento ao tratamento oferecido nas unidades da PiolhoLess em São Paulo.

O Kit PioLess tem valor acessível e conta com shampoo, condicionador e spray desembaraçante que auxiliam a repelir piolhos e lêndeas sem agredir os fios e o couro cabeludo.

Complementando o Kit PioLess, há também o pente fino, ferramenta essencial para a remoção dos parasitas dos cabelos. O uso diário do pente fino é essencial para remover piolhos. Para utilizar o pente fino basta aplicar os produtos do Kit PioLess, dividir os cabelos em partes e utilizar o pente da base até o final dos fios.

Os serviços PiolhoLess e produtos PioLess são de origem natural. Por não serem medicamentos, são dispensados de registro na Anvisa.

Para auxiliar educadores a lidar com problemas de pediculose nas escolas, a PiolhoLess conta ainda com a campanha preventiva “De Olho no Piolho”, onde uma equipe de profissionais visita instituições da cidade de São Paulo, como escolas e clubes.

As visitas, suspensas temporariamente durante a pandemia, são realizadas mediante agendamento e consiste em palestras lúdicas para crianças, com a contação da história “Piolho não escolhe cabeça”, e palestras informativas sobre pediculose para professores e corpo docente.

Além disso, são realizadas vistorias na cabeça de crianças e adultos para diagnosticar possíveis casos de pediculose. Cada inspeção, realizadas com horário marcado, dura cerca de 3 minutos e são utilizadas lente de aumento, luvas e palitos descartáveis.

Website: http://piolholess.com.br/

Web Site: