Filósofo paranaense publica livro sobre Ensino de Filosofia

JACAREZINHO PR 9/2/2013 – “A minha pesquisa de doutorado tratou exatamente sobre o ensino de Filosofia no Brasil, mas como uma necessidade histórica para a formação do agente religioso”, ressalta o pesquisador.

O professor-doutor José Carlos da Silva, coordenador do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), publicou, pela editora Intelectus, seu livro “Os Primórdios do Ensino de Filosofia no Brasil: Uma necessidade histórica na formação do agente religioso”. A obra é vinculada, dentre outras pesquisa, ao doutorado do pesquisador no qual investigou as contradições e potencialidades da formação do agente religioso no Brasil, embasado em fontes históricas, como uma carta de 1568 que continha solicitações em torno de professores de Filosofia e de Teologia e que culminou no primeiro curso de Filosofia no País em 1572.

O professor, mestre em Filosofia pela Pontifícia Università Gregoriana e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolve pesquisas sobre Ensino de Filosofia com ênfase na gênese histórica das contribuições jesuíticas, com proposições metodológicas que hoje se mostram necessárias principalmente pela inserção da disciplina de Filosofia no ensino médio. “A minha pesquisa de doutorado tratou exatamente sobre o ensino de Filosofia no Brasil, mas como uma necessidade histórica para a formação do agente religioso”, ressalta o pesquisador.

José Carlos salienta ainda que “A nossa preocupação foi com os primeiros estudos filosóficos, elemento de relevância da tese: ‘As contradições e as potencialidades da formação do agente religioso no Brasil’”. O professor pontua que estudou os princípios e as disposições curriculares de então, analisando as premissas, a urdidura ou as ilações internas e suas derivações na formação do agente religioso. “Para institucionalizar esse interesse, entrei na Unicamp, no programa de pós-graduação em Educação, com ênfase em História e Filosofia da Educação, em 2005, orientado pelo Professor César Nunes. Mas o que mais contribuiu para minha pesquisa, sem dúvida, foi o estágio na Gregoriana (Itália, 2007), no programa de doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE)”.

O livro pode ser adquirido pelo endereço http://www.lojasingular.com.br/os-primordios-do-ensino-de-filosofia-no-brasil-uma-necessidade-historica-na-formac-o-do-agente-religioso_9788579619670.html

Website: http://www.uenp.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1505:coordenador-do-curso-de-filosofia-da-uenp-publica-livro&catid=45:flash-de-noticias&Itemid=142

Web Site: