Fim de ano é época de pedidos de casamento

São Paulo 12/12/2019 –

Além de animar o comércio e reunir as famílias, as festas de fim de ano são também um momento de declarações de amor. Segundo uma pesquisa anual realizada pelo site Casamentos.com.br, em média 14,5% dos pedidos de casamento são feitos em dezembro. Segundo o IBGE, 1.053.467 casamentos civis foram registrados em 2018 no Brasil. Por isso, estima-se que cerca de 153 mil pedidos de casamento são feitos em média neste mês no país.   

Somando com os resultados do mês de novembro, os dois últimos meses do ano registram quase um quarto (23%) de todos os pedidos de noivado do ano. Entre os motivos que estimulam o romantismo do período estão as reuniões com a família, a proximidade das férias de verão e a oportunidade de aproveitar o presente de natal para fazer uma grande surpresa. Além disso, com a maior popularização das promoções de Black Friday, alguns casais aproveitam as ofertas para comprar anéis de noivado ou as alianças de casamento com descontos antes do natal. 

Além de ser um comportamento cada vez mais comum no Brasil, o pico de pedidos de casamento no fim do ano também se repete em outros lugares do mundo. De acordo com o Relatório Global de Casamentos 2019, elaborado pelo grupo The Knot Wordwide – que inclui Casamentos.com.br – dezembro é um mês popular para o noivado em diversos países. 

Canadá e EUA registram a maior porcentagem de pedidos de casamento neste mês: entre 18% e 19%. A Índia é o único país onde a tendência de fim de ano é diferente e onde a maior porcentagem de pedidos ocorre em fevereiro (20%), seguido de janeiro (13%). Isso ocorre devido a diferentes tradições culturais relativas ao momento de escolher o dia do noivado, que deve levar em consideração a crença na positividade dos números da data elegida.  

Todos os anos, desde 2016, o Casamentos.com.br e os outros grandes portais do grupo The Knot Wordwide realizam uma pesquisa entre seus usuários para captar tendências e oferecer um melhor serviço para os casais que buscam a ajuda da internet para planejar o grande dia. Em média, cerca de 2 mil noivos participam da investigação realizada a cada ano pelo portal brasileiro.  

Website: http://www.casamentos.com.br

Web Site: