Fintech ecológica alia tecnologia e preservação da Amazônia

São Paulo, SP 17/12/2019 –

A explosão das startups, que são empresas jovens e que geralmente oferecem soluções inovadoras, acabou fazendo crescer outro movimento no mundo dos negócios. As chamadas “fintechs” são startups que atuam no setor financeiro, seja de empréstimos, investimentos ou cartões de crédito, por exemplo. E o mercado de fintechs tem crescido por causa de motivos como a desburocratização e a facilidade que elas oferecem, já que muitos dos serviços podem ser feitos pelo celular. E o serviço dessas empresas, inclusive, tem sido bastante satisfatório.

Em outubro, o Google Brasil realizou uma pesquisa que aponta que dentre os entrevistados que eram clientes dos bancos tradicionais, apenas 55% estavam felizes com os serviços recebidos. Entre os clientes de fintechs o número de satisfeitos foi de quase 80%.

Aliado a esse momento de inovações tecnológicas, o Brasil acompanha importantes debates acerca da pauta ambiental. Em novembro o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou dados que apontam que entre agosto do ano passado e julho de 2019 houve um aumento de 29,5% no desmatamento na Amazônia.

Com a missão de aliar tecnologia e sustentabilidade foi lançada recentemente no mercado brasileiro a UzziPay. Através do conceito de “preservação colaborativa”, a fintech financia a preservação da Floresta Amazônica a cada novo cliente que abre uma conta digital. A empresa propõe um movimento inovador em direção a um futuro responsável e sustentável para o dinheiro e para o mundo.

A conta mais básica oferecida pela UzziPay não possui mensalidade, o que converge com outro importante objetivo da fintech que é a inclusão social de milhões de brasileiros que não conseguem ter uma conta em banco. Afinal, o Brasil tem mais de 45 milhões de desbancarizados, ou seja, pessoas que não possuem contas bancárias. E a abertura da conta na UzziPay, que inclui o recebimento de um cartão pré-pago internacional da bandeira Mastercard, é feita sem a consulta de CPF, além do fato de que o cartão não possui cobrança de anuidade.

“A UzziPay surge com o diferencial de demonstrar e dar o exemplo prático de que é possível unir em um projeto tecnologia, inovação e sustentabilidade, criando sinergia entre os modelos de desenvolvimento de negócios digitais e desenvolvimento de regiões que necessitam de ações sociais e ambientais”, explica Márcio Barnabé, Chief Marketing Officer da UzziPay.

 

Fintech ecológica

O lançamento nacional da UzziPay ocorreu em Rondônia. A escolha se deu porque é no Estado do Norte do país que está localizado o primeiro projeto de preservação selecionado para ser apoiado pela fintech. O projeto fica dentro de uma área de reserva legal em Porto Velho, capital de Rondônia.

“Essa primeira área de conservação tem 700 hectares de floresta em uma reserva legal de manejo florestal. Através de um acordo de cooperação entre a propriedade e UzziPay, esta área será protegida, conservada, monitorada e auditada sempre que necessário, promovendo um modelo de manejo florestal ecológico, no qual as espécies vegetais selecionadas privilegiem o equilíbrio e a conservação de todo o bioma local”, explica Márcio Barnabé. Ele complementa que a técnica de preservação que está sendo empregada permite, ainda, a geração de créditos de carbono.

A UzziPay possui uma consciência de que é preciso retornar em forma de preocupação ambiental tudo o que a natureza nos proporciona de bom. A visão a longo prazo da fintech é contribuir para a conservação de outros biomas brasileiros, como o Cerrado, Caatinga e Pampa.

 “No tocante à meta, ela é crescente, pois a proposta é que quanto mais contas abertas, mais árvores serão preservadas. Assim sendo, quando o volume de contas e movimentações superar os custos destinados a esta área, poderemos fazer novos acordos com outras áreas de conservação ecológica”, explica Marcelo Silvestre, Chief Operational Officer da UzziPay.

A ideia de preservação da UzziPay surgiu pela crença de que é possível preservar a natureza enquanto os clientes preservam o seu dinheiro. E o diferencial da fintech está logo no slogan, que é “Você abre uma conta, a gente preserva uma árvore”.

E apesar de jovem, a empresa já possui importantes chancelas. O aplicativo da fintech foi testado no Space Apps Challenge, evento realizado pela Agência Espacial Norte Americana (Nasa) em Porto Velho, Rondônia. Na ocasião, a funcionalidade de pagamentos via QR Code da UzziPay foi aprovada pelos participantes da maratona de tecnologia.

Vantagens da conta

Além do cuidado ambiental, as contas digitais da UzziPay oferecem todas as operações digitais necessárias no dia a dia que as melhores fintechs disponibilizam. Entre os serviços estão pagamentos de contas, carteira digital, plataforma de depósitos, saques, transferências, pagamentos por QR Code e mais.
Todas as contas possuem gratuidade em operações de transferência do cartão pré-pago, pagamentos de boletos e convênios, verificação de comprovantes e extratos, recarga de celular e transferências entre contas UzziPay. São três os tipos de conta oferecidas pela fintech:

  • Plano Folha: nesta modalidade a conta pode ser aberta gratuitamente. Além disso, é possível realizar dois TED/DOC e emitir dois boletos para depósito por mês de forma gratuita;
  • Plano Árvore: a taxa de manutenção em relação à conta nesta modalidade é de R$ 9,90/mês. O plano oferece dois TED/DOC e a emissão de quatro boletos para depósito por mês de forma gratuita. O plano também permite a venda através de QR Code com uma taxa de 1%;
  • Plano Floresta: o Plano Floresta é o mais completo oferecido pela UzziPay. A taxa de manutenção da conta é de R$ 12,99/mês. A modalidade oferece quatro TED/DOC e a emissão de seis boletos para depósito de forma gratuita por mês. O plano também oferece a venda através de QR Code com uma taxa de 1%.

“A conta UzziPay oferece vários serviços financeiros, com acesso às novas tecnologias como o QR Code para facilitar as operações, sem consulta no Serasa e sem a burocracia tradicional na abertura da conta em bancos convencionais” finaliza Marcelo Silvestre. A conta da UzziPay pode ser aberta pelo próprio aplicativo para celulares, que está disponível para os sistemas Android e iOS.

Website: https://uzzipay.com/

Web Site: