Foco no resultado: por que as empresas devem dar mais atenção ao setor de manutenção

Joinville 25/10/2019 –

Que empresa não gostaria de saber que suas máquinas e equipamentos estão em condições perfeitas e a disponibilidade do parque fabril está acima de 98%? Que seu indicador de paradas não planejadas é quase nulo e, além disso, o custo de manutenção está de acordo com as expectativas?   

Todas as empresas querem ter essa tranquilidade, não é mesmo? Porém, por mais que esse seja o objetivo de muitos gestores, infelizmente nem todos os processos rumam para estes resultados e muitas empresas ainda não proporcionam ao setor de manutenção a sua devida atenção rumo ao auge.

A importância da Manutenção

O processo de manutenção é um trabalho contínuo. Nunca para. Os resultados também não são imediatos, eles nascem com o tempo. Para que tudo isso ocorra de acordo com o necessário e desejado, é preciso planejamento, e para que haja planejamento, é preciso atenção.

Quando uma empresa não dá a devida importância para o setor da manutenção, tratando-o como um gasto e não como um investimento, atuando com base na demanda e não estrategicamente, as consequências podem ser irreversíveis. Os processos não acontecem, e os resultados, estes nunca chegam.  

Com isso, os impactos são muitos. Na produção, com a disponibilidade e a confiabilidade dos equipamentos afetada pelas más condições. Nos custos, pelo risco de quebras e falhas. Sem contar os possíveis impactos na qualidade do produto e possíveis perdas financeiras em razão disso tudo.

Por que a manutenção precisa se tornar um setor estratégico?

Por outro lado, as empresas que atuam de forma estratégica e investem seus recursos, financeiros ou não, de forma inteligente no setor de manutenção, colhem resultados muito mais significativos e que podem refletir de forma positiva no dia a dia do setor e da empresa como um todo.

Isso porque, com uma estratégia de manutenção pensada a cada etapa, da engenharia à operação, é possível manter o controle sobre os ativos, acompanhar os processos preventivos e corretivos, ter muitos mais informações para a tomada de decisões, e ainda, alcançar os resultados vistos no início deste texto.

Tecnologia: uma aliada para otimizar a gestão da manutenção

Para promover a devida atenção ao setor de manutenção e atuar de forma estratégica, os profissionais contam com grandes parceiros, entre eles, o seu sistema de manutenção. Uma ferramenta capaz de transformar toda essa motivação da empresa em atividades passíveis de serem colocadas em prática.

Mas, para isso, é muito importante que o sistema de manutenção a ser escolhido para esta batalha esteja também alinhado às expectativas da empresa e preparado para suportar as principais necessidades do campo fabril, fornecendo recursos e funcionalidades capazes de transformar este sonho em realidade.

Para encontrar este sistema de manutenção ideal, é preciso iniciar um processo de implementação de solução, que conta com passos específicos para pesquisa de mercado, avaliação das opções, prova de conceito – uma avaliação prática de cada solução, para então a enfim tomada de decisão.

Uma das soluções que está se tornando referência no mercado, é o Keepfy. O sistema, disponível a todos os usuários no modelo SaaS, ou seja, como um serviço, se destaca pela sua facilidade na operação e seus demais benefícios, como a isenção da taxa de contratação e suas mensalidades a partir de R$ 149,90.

Website: http://bit.ly/2BDtgpy

Web Site: