Formação superior EAD deve crescer a partir de 2022

Uberlândia – MG 23/10/2020 –

Uniube reforça o compromisso de oferecer um ensino a distância de qualidade, com estrutura completa para auxiliar os alunos

A pandemia do novo Coronavírus deve antecipar o aumento do número de alunos no Ensino Superior a distância para 2022, um ano antes do previsto. É o que indica um estudo realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com a empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. De acordo com o levantamento, a estimativa é de que sejam 1,3 milhão de ingressantes na modalidade convencional contra 1,6 milhão na a distância.

De olho nisso, a Universidade de Uberaba (Uniube) apostou na Educação a Distância (EAD) do Ensino Superior no Brasil e já vem se preparando. Segundo a gestora do Curso de Pedagogia a distância, Lúcia Borges, a Universidade investe no capital humano, formação e qualificação dos docentes que trabalham na EAD e atualiza constantemente os materiais didáticos e acervos digitais. “Nossa plataforma digital hoje é um modelo, tem nota cinco no MEC. Investimos na contratação de consultorias especializadas nessa área para nos ajudar, não só para captar, mas também fidelizar os alunos. E ampliamos a cada dia o aumento no número de polos em quase todos os estados brasileiros”, diz. E acrescenta sobre o atual cenário: “Não podemos negar que a pandemia intensificou muito mais o uso das tecnologias. Aconteceu neste momento um divisor de águas, pois muitos que não acreditavam nessa modalidade tiveram oportunidades de vivenciar alguma experiência on-line”, explica.

Para a egressa do curso de Pedagogia, Nayara Souza Vilela, cursar a modalidade EAD a ajudou a desmistificar muitos preconceitos em relação ao ensino a distância, pelo contrário, foi uma experiência muito importante para a formação pedagógica e pessoal. “Foi a minha primeira experiência com ensino a distância. Posso dizer que aprendi bastante o conteúdo, fui muito bem atendida em todas as solicitações pelo AVA [Ambiente Virtual de Aprendizagem] e tive retorno em tempo hábil de todas as dúvidas. Inclusive, por mais que o momento da colação de grau tenha sido bem diferente do que sonhava, foi muito importante para mim, porque no meio da pandemia a gente aprende reelaborar os espaços e fazer de conquistas tão importantes momentos únicos e de muita aprendizagem e alegria”, diz.

Os cursos de graduação a distância da Uniube utilizam um ambiente virtual interativo, em que o aluno pode contar com a mediação dos tutores por meio de videocast, podcast, central de mensagem, palavra do tutor, palavra do gestor; além de aulas gravadas com possibilidade de download e webaulas com momentos síncronos, material didático on-line e biblioteca virtual. “Desde o primeiro acesso à plataforma AVA, achei muito fácil de usar e me adaptei rapidamente. Embora não tenha tido contato com os alunos do curso para realização de atividades, o espaço virtual oferece um fórum onde todos podem trocar informações, tirar dúvidas, dar dicas de estudos, entre outros”, afirma Vilela.

A professora Lúcia explica como se dá a supervisão dos estágios quando se trata de um curso EAD. “O estágio é uma disciplina obrigatória, e o aluno tem, por meio da mentoria, como sanar as dúvidas relacionadas aos documentos para iniciar o estágio. Com relação às orientações didáticas, o aluno recebe uma orientação para realização das atividades práticas que acontecerão na escola-campo. O professor tutor acompanha, orienta e corrige o que é determinado no plano de atividades para realização do estágio. O setor de estágio firma um convênio da Universidade com os municípios e/ou com as escolas campo. A ex-aluna Nayara considera a experiência de estágio bastante positiva. “Já fiz graduação, mestrado e doutorado em outras universidades e considero que nunca tive um atendimento tão bom como na Uniube”, reforça.

Website: http://www.uniube.br