Fórum Estadual de Administração 2020 é realizado no YouTube do CRA-SC

Florianópolis 14/9/2020 – Evento foi transmitido ao vivo no dia em que se comemora os 55 anos de regulamentação das Profissões da Administração

O Fórum Estadual de Administração 2020 foi realizado no YouTube e Facebook do CRA-SC. A palestra Magna do Evento foi apresentada pelo Adm. Fabrício Schveitzer, mestre em Administração e diretor de Operações da Sienge.

O Fórum Estadual de Administração 2020 foi realizado na última quarta-feira, 9 de setembro, no YouTube e Facebook do CRA-SC. O evento marcou as celebrações dos 55 anos de regulamentação das Profissões da Administração no Brasil. Foram mais de 10 atrações durante todo o dia que movimentaram Administradores, Tecnólogos e estudantes de todo o estado.

O presidente da autarquia, Adm. Paulo Sérgio Jordani, foi o responsável por dar boas-vindas aos espectadores. “Primeiramente feliz Dia do Profissional da Administração a todos! Fazemos parte da maior profissão do Brasil, com mais de 4 milhões de formados. Neste ano, o Fórum está sendo realizado de forma virtual, por conta da pandemia do coronavírus. A nova realidade fez o Conselho se reinventar e de forma ágil promover um evento com a mesma qualidade por meio de plataformas virtuais. Desejamos um grande Fórum a todos”.

A palestra de abertura foi proferida pelo Adm. Cláudio Roberto Vicente, professor de graduação e pós-graduação e sócio-gestor do Instituto FOCO. O evento inicial, Ideia.Adm in Company, foi realizado em parceria com a CASAN. Os moderadores Fabiane Tasca, gestora da Universidade Corporativa da CASAN, e Igor dos Santos, especialista em Gestão de Pessoas, fazem parte do corpo técnico da Companhia. Com o tema “Gestão de Pessoas – Caso Disney” foi apresentado o modelo da empresa norte-americana, baseado em propósito e excelência.

No período vespertino, uma série de painéis foi promovida em parceria com as câmaras setoriais. A Câmara de Formação Profissional promoveu “Uma reflexão a respeito dos desafios propostos pelas novas DCNs do curso de Administração”. Participaram do evento ao vivo, o Adm. Thiago A. Francisco, membro da Câmara de Formação Profissional e pós-doutor em Administração, e a Adm. Claudia Stadtlober, diretora de Formação Profissional do CFA.

O Painel Adm Mulher levou ao público a trajetória profissional de três Administradoras. Participaram do evento, a Adm. Evanir Dario, primeira mulher presidente do CRA-SC, a Adm. Karen Bayestorff, conselheira do CRA-SC, e a Adm. Carla Merkle, perita Avaliadora Judicial. A Câmara de Administração Privada evidenciou “A contribuição da tecnologia com a Administração”. O coordenador executivo da Câmara e executivo de negócios e inovação, Adm. Jean Carlos de Abreu, mediou o debate que contou com a participação do Adm. Cairo Augusto Luz, coordenador do Núcleo de T.I. da Câmara de Administração Privada, o Adm. Douglas Quirino Marson, membro do Núcleo de T.I., e o Adm. Ricardo Martins, diretor financeiro da BRAVE.

Um dos destaques da programação foi o Workshop “LGPD/Compliance/Governança”. Participaram da atração, o cofundador da Safera Data Protection, Ramicés dos Santos Silva, e a Drª Amanda Rocha, especialista em Compliance e Direito digital. O Núcleo de Previdência e Planejamento Financeiro para Pessoas e Famílias da Câmara de Administração Privada do CRA-SC apresentou o painel “Previdência Social e Previdência Complementar – CRAPREV”. O Adm. Adm. Tulnê Sebastião Velho Vieira, sócio-diretor da Data A Soluções, e a Adm. Marina Vieira Fabro, especialista em previdência social, participaram do painel.

O CRA-SC Jovem abordou “Consultoria: Carreira promissora na Administração?”. O delegado do CRA-SC na Seccional Serra Catarinense e coordenador executivo CRA-SC Jovem, Adm. Everto Farina, interagiu com o Adm. Miguel Rivero Neto, CEO da Startup Airbox.tech e da VEC – Valor e Competência. Já o Núcleo de Administração de Condomínios da Câmara de Administração Privada lançou durante o Fórum, o E-book “Convivência em Coletividade e a Evolução no Processo de Administração de Condomínios”. Participaram do painel de lançamento a Adm. Neusa Maria Tribeck Ferreira, coordenadora do Núcleo de Administração de Condomínios e Organizadora do livro virtual, o Adm. João Luiz Carésia, membro do Núcleo, e o especialista em Condomínios, José Luís Pardal, além da mediadora Adm. Adilene Hensel Matias, membro do Núcleo. O livro está disponível gratuitamente no site do Conselho Regional de Administração de SC.

A palestra Magna do Evento foi apresentada pelo Adm. Fabrício Schveitzer, mestre em Administração e diretor de Operações da Sienge (Softplan), com o tema, “O mundo está mais complexo, ficará mais complexo e mais especialista. Quais oportunidades profissionais se abrirão nos próximos anos e quais os conhecimentos necessários para capturar essas oportunidades?”. Fabrício iniciou a explanação abordando os vetores da complexidade: velocidade e diversidade. Segundo o palestrante, as empresas e pessoas estão tentando dominar todo tipo de conteúdo, “é impossível saber tudo sobre todos os conteúdos, mas é possível desenvolver as capacidades de fazer as perguntas certas. A chave é saber perguntar”.

Todos os vídeos do Fórum Estadual estão disponíveis gratuitamente no YouTube da autarquia: https://www.youtube.com/channel/UCVdkzO_5Mej1DbJCVTydVeQ

Website: https://www.youtube.com/channel/UCVdkzO_5Mej1DbJCVTydVeQ

Web Site: