Funcionamento da lipocavitação e Ultrassom no combate à celulite e gordura localizada

São Paulo 6/12/2019 –

A verdade é que as pessoas sempre estão em busca de tratamentos que façam uma verdadeira revolução no corpo. A redução de medidas é um dos objetivos mais desejados na busca de algum tratamento estético.

A quantidade de gordura corporal é um fator importante na manutenção da saúde e até mesmo da estética. Na busca pelo belo, o público feminino tem recorrido a métodos e técnicas para o tratamento dos distúrbios estéticos, isto motivou uma verdadeira revolução na indústria de cosméticos e aparelhos de estética, assim como na realização de pesquisa nessa área.

No organismo humano, além da gordura essencial à vida, toda gordura excedente é estocada. Os principais locais de depósito dessa gordura podem ser entre as vísceras (gordura visceral) e sob a pele (gordura subcutânea). Esta última se deposita por todo o corpo, porém em mulheres, há uma maior tendência de acúmulo na região dos quadris (distribuição ginoide) e nos homens a gordura se deposita principalmente no tronco (gordura androide).

A lipocavitação é um fenômeno que ocorre em intensidades suficientes em virtude da força de tração e compressão. Bolhas cheias de gás ou vapor em fluidos se formam na tração e desmoronam na compressão. Concentrando-se em um espaço pequeno. 

A cavitação tem como base o ultrassom terapêutico cavitacional, agindo seletivamente nas células adiposas, preservando as outras. Uma quantidade de energia pré-determinada de ultrassom é convertida, causando uma destruição mecânica das membranas das células gordurosas.

Já ultrassom, como o Sonopulse III,  é um equipamento que utiliza ondas sonoras através de um cabeçote com transdutor perpendicular à área a ser tratada, em constante movimentação e mantida em contato com o agente de acoplamento. Os aparelhos de ultrassom podem se apresentar em altas e baixas frequências e potências, consequentemente pode ter diferentes efeitos no tecido a ser tratado. 

O uso do ultrassom na celulite está vinculado a seus efeitos fisiológicos associados a sua capacidade de veiculação de substâncias através da pele (fonoforese).

O ultrassom plano irá promover o “esvaziamento” dos adipócitos, enquanto o ULTRASSOM focalizado irá causar apoptose dos adipócitos.

O HIFU (High Intensity Focused Ultrasound foi idealizado para tratamento de tumores por aquecimento tecidual e ablação e após foram realizadas pesquisas para seu uso na estética). Para o uso estético consiste na propagação da energia ultrassônica através dos tecidos biológicos sem causar danos, os feixes de ultrassom carregam energia que convergem dentro do volume ou área focal, o que pode causar um aumento local da cavitação e da temperatura em uma magnitude suficiente para causar lesão do tecido adiposo subcutâneo.

Website: http://www.hsmed.com.br

Web Site: