Fundação Gol de Letra promove sarau cultural gratuito e aberto ao público no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ 11/12/2019 –

Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, as crianças e os jovens da Fundação Gol de Letra, organização social dos tetracampeões mundiais de futebol Raí e Leonardo, terão seu dia de autores na sede da instituição, no bairro do Caju, no Rio de Janeiro. A data marca o lançamento da 12ª edição do Gol de Letrinhas, projeto que consiste na criação de um livro produzido pelos próprios educandos da Fundação, que assinam o texto e as ilustrações. A apresentação da publicação acontecerá durante o sarau cultural “Caju Vive”, que será gratuito e aberto ao público.

O conteúdo do livro foi elaborado durante as atividades do programa Dois Toques, também promovido pela organização, que busca o desenvolvimento integral de seus participantes por meio de atividades esportivas, de leitura e escrita, de informática, artes e apoio à alfabetização no contraturno escolar. Em 2019, 250 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos, fizeram parte das oficinas de letramento e criação de histórias, que propõem desenvolver suas habilidades de escrita, narrativa e criatividade.

Ao longo de 12 anos, o projeto Gol de Letrinhas já teve a participação de 3.200 crianças e jovens. Neste ano, a publicação terá como tema “Mulheres que inspiram no Caju” e busca resgatar histórias de mulheres da comunidade que fazem de sua luta diária um instrumento de impacto social. O evento de lançamento também contará com fotos, histórias e quizz sobre o bairro do Caju, exposições de trabalhos produzidos durante o ano, varal de poesia, apresentações de dança e leitura de poesias.

Para Beatriz Pantaleão, diretora-executiva da Fundação Gol de Letra, as oficinas de letramento são fundamentais para estimular a criatividade, o lado crítico dos jovens e a educação participativa. “Esse projeto estabelece uma nova relação entre as crianças, os jovens e a sociedade em que vivem, estimulando ainda mais o seu processo criativo e a gestão coletiva, afinal esse resultado é fruto da colaboração e da participação ativa de nossos educandos”, afirma.

SERVIÇO:
Sarau Cultural | Lançamento da 12ª edição do Gol de Letrinhas
Data e horário: 13 de dezembro, sexta-feira
Local: Sede da Fundação Gol de Letra (Rua Carlos Seidl, 1.141 – Caju)
Evento gratuito e aberto ao público

Sobre a Fundação Gol de Letra

Criada em 1998 e reconhecida pela Unesco como modelo mundial no apoio às crianças em situação de vulnerabilidade social, a Fundação Gol de Letra atua na Vila Albertina, em São Paulo, e no Caju, no Rio de Janeiro, trabalhando com os conceitos de educação integral e esporte educacional. Ao longo de 20 anos de história, o projeto dos tetracampeões mundiais de futebol Raí e Leonardo contribuiu com a educação de mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens de comunidades socialmente vulneráveis, oferecendo mais oportunidades e perspectivas de vida.
Para atender as necessidades de seus educandos e das comunidades atendidas, a Fundação desenvolve oficinas culturais, artísticas, corporais, de expressão oral e escrita, além de programas e projetos de esporte e lazer, educação para o trabalho, qualificação técnica e profissional, capacitação de profissionais de Esporte e Educação, formação de agentes multiplicadores (jovens monitores e agentes sociais), educação sobre gênero e diversidade, articulação comunitária e desenvolvimento local.

Website: https://goldeletra.org.br/