Fundo Baobá lança edital para primeira infância no contexto da pandemia da Covid-19

São Paulo, SP 7/7/2020 –

O Fundo Baobá acaba de lançar um edital com foco em crianças de 0 a 6 anos com o objetivo de selecionar iniciativas de apoio a famílias que, em seu núcleo, tenham mulheres e adolescentes grávidas, mulheres que deram à luz, homens responsáveis e corresponsáveis pelo cuidado de crianças nessa faixa etária, no contexto da pandemia Covid-19. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a Porticus América Latina e a Imaginable Futures.

Podem pleitear a doação pessoas físicas que atuem nas áreas de saúde, educação e assistência social em apoio às famílias que vivem em contextos de desigualdades sociais, violência urbana e/ou intrafamiliar, desemprego, fome e outras adversidades agravadas pela pandemia, com experiência prévia comprovada em formular e implementar ações dirigidas a crianças de 0 a 6 anos; familiares e cuidadores de crianças nessa faixa etária, incluindo homens; mulheres e adolescentes grávidas ou no pós-parto; e/ou prevenção de violência intrafamiliar e atenção às vítimas.

Serão priorizadas propostas apresentadas por profissionais dessas áreas que se autodeclarem negros (as), indígenas, migrantes ou refugiados (as). O edital estará aberto no período de 6 a 26 de julho, até as 23h59. A lista de selecionados será divulgada no site e nas redes sociais do Fundo Baobá em até 45 dias após o encerramento das inscrições.
A doação, de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) a R$ 5.000,00 (cinco mil e quinhentos reais) por donatário, será creditada na conta indicada no formulário de inscrição até dez dias úteis após a divulgação dos resultados.

Triste cenário – A pandemia escancarou diferenças e aprofundou a pobreza. No entanto, pouco se tem falado sobre a realidade das crianças de 0 a 6 anos nesse contexto, como explica Selma Moreira, diretora-executiva do Fundo Baobá. “As crianças que nascerem agora serão as mais afetadas pela pandemia, pois vão passar a primeira infância em um ambiente ainda mais pauperizado e vulnerável do ponto de vista social e econômico. Por isso, a urgência do edital que selecione ações para apoiar esses núcleos familiares”, afirma.

Para os parceiros, o edital também é essencial neste momento. “A iniciativa surgiu de uma grande parceria da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal com a Porticus América Latina e tem sido uma experiência de construção conjunta, de colaboração e aprendizados – agora, também com a Imaginable Futures. Para nós, este é um primeiro passo que poderá acarretar em futuras parcerias que demonstrem a intersecção das pautas da infância e de raça”, disse Maíra Souza, analista de Conhecimento Aplicado, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Para Mirela Sandrini, diretora regional da Porticus América Latina, é a oportunidade para contribuir com o avanço da equidade social, racial e de gênero. “A pandemia reforça a permanente urgência de aliar essa perspectiva com a agenda da primeira infância. E é por isso que acreditamos na força dessa iniciativa, pois é justamente nessa fase da vida que bebês e crianças pequenas têm a oportunidade de se desenvolverem para alçarem os maiores e melhores voos”, confirmou.

Já Nathalie Zogbi, gerente responsável pela Imaginable Futures no Brasil, destacou a expectativa de contribuir para a redução dos efeitos da atual crise na vida de famílias e crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Junto com o Fundo Baobá e os outros parceiros desta ação (a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Porticus), esperamos dar visibilidade e amplificar as histórias vividas nessas comunidades, a fim de contribuir para a multiplicação de boas práticas e também com a valorização dos conhecimentos, talentos e contribuições de indivíduos no enfrentamento da pandemia.”

Sobre o Fundo Baobá
O Baobá é o primeiro e único fundo dedicado, exclusivamente, para a promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Criado em 2011, o Baobá – Fundo para Equidade Racial tem por objetivo mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para o apoio a projetos e ações pró-equidade racial.

Os recursos captados pelo Fundo Baobá são doados, por meio de editais e apoios direcionais, para organizações e lideranças negras, comprometidas com o enfrentamento ao racismo; promoção da equidade racial e da justiça social, cujas iniciativas estejam diretamente relacionadas à promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos; prevenção à violência contra mulheres, adolescentes e jovens, população LGBTQI, crianças e idosos; enfrentamento ao racismo religioso; defesa dos direitos das comunidades quilombolas; educação; ciência e tecnologia; desenvolvimento econômico; comunicação e memória. Além disso, o Fundo Baobá também opera como gestor de recursos de outras organizações com o mesmo propósito.

De 2014 a 2019, o Baobá investiu cerca de 10,2 milhões de reais, sem contar com recursos aportados em editais emergenciais de combate ao coronavírus, e impactou mais de 100 mil vidas em todo o território nacional.

Mais informações sobre o edital podem ser acessadas no site: www.baoba.org.br.

Website: https://baoba.org.br/noticias/

Web Site: