Gafisa anuncia lucro líquido no balanço do quarto trimestre de 2019

São Paulo 27/3/2020 – A Gafisa retomou as obras de 18 empreendimentos, dois deles já entregues aos seus clientes.

Gafisa S.A. (B3: GFSA3; OTC: GFASY), a maior incorporadora da história do mercado brasileiro, com foco no segmento residencial de média e alta renda, apresentou ontem os resultados operacionais e financeiros do quarto trimestre de 2019, ano que foi marcado por um importante processo de reestruturação da Companhia.

A Gafisa concluiu com sucesso em 2019 o processo de aumento de capital, com a captação total de US$ 100 milhões, além de resultar na entrada de novos investidores institucionais no quadro de acionistas da Companhia.

A Gafisa contratou a Bain Co. para apoiar no Planejamento e a Falconi Consultores para implementação do método de trabalho e do plano de metas a serem atingidas em 2020.

A Gafisa tomou a decisão de não fazer lançamentos de novos empreendimentos em 2019 enquanto não tivesse o controle total das operações e, principalmente, das suas finanças.

A alavancagem, medida pela relação dívida líquida sobre patrimônio líquido, caiu para 34%, uma queda de 118,6 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior.

Como fato subsequente, a Gafisa obteve a aprovação por parte do Banco do Brasil da repactuação da dívida junto à instituição financeira, o que irá alongar o passível exigível de curto prazo.

A Companhia realizou uma expressiva redução de custos fixos e variáveis de mais de R$ 50 milhões em bases anualizadas.

Em uma importante virada de expectativas, com muita dedicação, a Gafisa obteve a recertificação na ISO 9001 e no Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade do Habitat.

A Companhia ainda contratou diversos Executivos e Profissionais com ampla experiência no mercado e retornou com o Programa de Estagiários, um diferencial da Gafisa na formação de reconhecidos profissionais no mercado de incorporação e construção.

Em dezembro de 2019, a Gafisa assinou o Protocolo de Intenções para aquisição da Upcon, reconhecida incorporadora do mercado de São Paulo.

A operação de incorporação das ações da Upcon foi estruturada sem o desembolso de recursos financeiros pela Gafisa. Além disso, a Upcon trará em seu caixa recursos suficientes para responder pelas suas operações, não comprometendo o caixa da Gafisa.

Com essa operação, a ser submetida para aprovação dos acionistas da Companhia no próximo mês de abril, a Gafisa será fortalecida tanto em ativos quanto na experiência e complementariedade com a sua equipe executiva.

Adicionalmente, a Gafisa retomou o processo de relistagem das suas ações no mercado norte-americano, de forma a ampliar o acesso de novos investidores.

Os efeitos deste processo de reestruturação se refletem no desempenho operacional e nas demonstrações financeiras do 4T19.

Os resultados financeiros tiveram uma melhoria significativa, permitindo que a dívida líquida caísse para R$325 milhões, uma redução de 57% em relação ao valor reportado no final de 2018.

A margem bruta teve uma melhora expressiva, ficando próxima de 30% quando em 2018 atingiu a 12%.

A Gafisa teve um resultado líquido ajustado de (R$ 356 milhões) em 2018 para (R$ 14 milhões) em 2019. Se desconsiderarmos a operação de desinvestimento da participação na Alphaville Urbanismo S.A., o resultado da companhia é positivo em R$ 15 milhões.

O lucro líquido foi de R$ 47 milhões, ante prejuízo de R$ 1,6 milhão do 3T19, que já representava uma forte reação de 87% em relação ao 2T19. Trata-se do primeiro trimestre de lucro líquido desde o 4T15.

A Companhia possui projetos já aprovados, continua prospectando negócios e terrenos, pois está capitalizada com o importante aumento de capital realizado em 2019. Conta ainda com uma equipe altamente motivada para o lançamento de novos empreendimentos em 2020.

A Gafisa, contando com uma marca tradicional e reconhecida como referência no mercado brasileiro e com um modelo de gestão que está sendo diariamente aperfeiçoado, encontra-se posicionada para o início de um novo ciclo de desenvolvimento e de crescimento, retomando sua história de sucesso e de geração de valor para os seus acionistas.

Website: http://ri.gafisa.com.br/