Gestão de resíduos: benefícios à natureza e às empresas

Porto Alegre 23/1/2020 –

A produção e o descarte do lixo são desafios mundiais, e o Brasil é o quarto país que mais produz lixo no mundo, segundo estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Por ano, o país, que fica atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia, joga fora 11.355.220 toneladas e recicla apenas 1,28%. De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2018/2019 publicado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a produção de lixo no país tem avançado em ritmo mais rápido do que a infraestrutura para lidar de maneira adequada com esses resíduos.

Diante de tantos dados alarmantes e da urgência em mudar essa realidade, empresas socialmente responsáveis, cada vez mais, investem na gestão estruturada de resíduos. Muito além do cumprimento da legislação, adotar um programa de destinação e reciclagem do lixo, aliado a ações de sensibilização de colaboradores, contribui para a mudança de cultura da sociedade, ajuda a preservar a natureza e pode gerar benefícios à organização.

A Sabemi, por meio do projeto de gestão de resíduos implantado em sua matriz, em Porto Alegre (RS), garantiu a reciclagem de 6,7 toneladas de lixo e a compostagem de 1,4 tonelada em 2019. O trabalho, realizado em parceria com uma empresa terceirizada, ainda evitou que 8,1 toneladas fossem enviadas a aterros sanitários, contribuindo com a geração de renda de famílias que trabalham em cooperativas de reciclagem.

A separação e a destinação dos resíduos fazem parte de um conjunto de ações de sustentabilidade que está na rotina da empresa. Os integrantes da equipe são estimulados a separar papel, plástico, metal, vidro, orgânicos e rejeitos. O lixo eletrônico também tem um descarte específico feito pela empresa especializada. Palestras interativas, oficinas de consumo consciente, economia colaborativa e treinamentos fazem parte do programa interno de sensibilização de colaboradores para as questões ambientais.

A gerente de Recursos Humanos, Paula Bizzi, destaca:

“Visualizamos nesse programa a oportunidade de fazer a nossa parte em relação a um tema tão crítico para o mundo hoje, que é a questão ambiental. É uma forma de exercermos a nossa responsabilidade social, ao investir em educação para os colaboradores, que passam a adotar hábitos sustentáveis não só na empresa. Entre os benefícios para a empresa, podemos citar um ambiente de trabalho mais limpo e organizado, além do clima organizacional positivo, em função da sensação de estarmos contribuindo para a causa ambiental.”

Website: https://www.sabemi.com.br/site/

Web Site: