Gestão em tempos de Covid-19: a tecnologia é uma aliada no agronegócio

Belo Horizonte, MG 6/4/2020 –

Uso de ferramentas e softwares são aliados para manter a gestão e o funcionamento das fazendas

Não existem respostas certas ou estratégias simples diante de cenários incertos, sobretudo quando esses cenários são resultantes de contextos mundiais. E se tratando do agronegócio, a inovação e tecnologia se encaixam perfeitamente no momento atual. De acordo com Rafael Mendes, zootecnista e gerente comercial nacional e líder regional de experiência do cliente da Prodap, fazer uso dos softwares de gestão, ter uma comunicação alinhada com a equipe e traçar metas são boas estratégias.

“É importante ressaltar que durante uma crise precisamos ter uma visão diferenciada para visualizar oportunidades e aprendizados. Importante também alinhar a comunicação com a equipe demonstrando as metas, os objetivos, o que é possível fazer, quais serão os diferenciais, entre outros. Trazendo para a prática, algumas ferramentas podem ser aliadas para que o pecuarista possa montar uma gestão que seja assertiva com o seu negócio”, afirma.

Mendes sugere a que gestão à distância é uma alternativa para manter as operações funcionando. “É uma maneira muito assertiva de manter a fazenda em funcionamento e com as atividades em andamento”, finaliza.

Rafael compartilha os cinco pilares imprescindíveis para o funcionamento das atividades:
1 – Foco na atividade fim da empresa
Momento de avaliar e reavaliar as receitas, custos e, eventualmente, despesas que possam ser cortadas ou prorrogadas. Reveja seu plano nutricional, planejamento de abates, evolução de rebanho e esteja sempre atento para o caixa”.

2 – Gestão do tempo
Planejar o tempo e selecionar o que é realmente importante a ser feito. Gerir o tempo no qual estará conversando/alinhando o trabalho da fazenda com a equipe.

3 – Ferramentas
Utilize das diversas ferramentas disponíveis. O software é o mais indicado (no caso da consultoria, o software Prodap Views faz o apoio ao programa Solução Total Prodap). Faça uso de planilhas, indicadores e utilize de informações relevantes que possam embasar a tomada de decisão.

4 – Liderança mesmo na ausência
Seja uma liderança presente (mesmo na ausência física) e tenha comunicação frequente e assertivas. Comunique-se com o seu time, busque se importar genuinamente com as pessoas. Use as tecnologias para acompanhar o que está ocorrendo e ter controle.

5 – Tenha metas
Estabeleça metas, crie um cronograma de atividades (semanalmente ou quinzenalmente), acompanhe seus indicadores e compartilhe com seu time.

Rafael reforça que além de estabelecer metas, criar cronogramas e ter uma comunicação com a equipe, é importante fazer uma análise das tarefas que foram realizadas. “Verificar o que foi feito e analisar os resultados alcançados ou não, é fundamental. Pois a partir desse relatório, é possível checar se está tendo resultados ou se será necessário mudar as estratégias”, finaliza.

Website: https://prodap.com.br/pt/