Gestão pública pode ser alternativa de carreira para jovens

São Paulo 13/12/2019 –

A gestão pública é uma carreira que chama atenção de muitos jovens. Atuar nesse setor exige que o profissional esteja bem preparado para lidar com todos os desafios do cotidiano de um gestor. Quem deseja trabalhar em uma área que tenha um impacto social, pode encontrar um caminho na gestão pública.

Nessa carreira, os profissionais precisam trabalhar atuando, entre outras coisas, na elaboração, coordenação, análise e avaliação de políticas públicas. Isso significa estudar, desenvolver e aperfeiçoar os conhecimentos acerca de todas as etapas dos processos, inclusive visando otimizar as ferramentas e aumentar a eficiência no geral.

Disciplina e habilidades são necessárias para ser um gestor público

Para que o profissional esteja capacitado o suficiente para trabalhar na gestão pública, é preciso desenvolver habilidades para refletir, analisar, criticar ou apoiar projetos públicos. Também, é fundamental identificar e avaliar questões que são de interesse público, ou seja, de toda a sociedade, e criar consciência sobre problemas éticos e assuntos relacionados à profissão.

O que é preciso para trabalhar com gestão pública

Assim como toda carreira, a gestão pública tem seus desafios. É preciso ter muita força de vontade e obstinação para encarar os obstáculos, lidando com os problemas de forma ética e com profissionalismo.

Obstáculos

Dentre os principais obstáculos de quem deseja trabalhar com gestão pública estão a criação de políticas públicas que sejam mais eficientes, a redução dos gastos públicos e a adoção de tecnologias para aprimorar os processos.

Também, é preciso dar a devida atenção aos resultados, de forma que os servidores trabalhem sempre objetivando o alcance de metas bem delineadas, com visão estratégica, baseados em indicadores.

Possibilidades

Os obstáculos mencionados são mais comumente encontrados em órgãos públicos do governo, como ministérios, secretarias etc. Mas o gestor público tem outras opções, como organizações do terceiro setor, que são responsáveis por conduzir projetos interrelacionados a políticas públicas, ou consultorias que visam planejar ações para otimização.

Ainda é possível trabalhar dentro da política de empresas privadas, na administração da relação com órgãos públicos, ou na prestação de serviços para o governo.

Curso de gestão pública é um dos caminhos para adentrar na carreira

O IBEGESP (Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública) oferece cursos de capacitação, como o curso Formação de Gestores Públicos para quem deseja adentrar a carreira.

O curso Formação de Gestores Públicos do IBEGESP foi idealizado para preparar o servidor público para trabalhar em qualquer área da Administração. Os temas abordados vão desde noções básicas da Administração e Direito Público, passando por Licitações, Contratos, Administração, Finanças e Recursos Humanos.

A ideia geral do conteúdo do curso é trazer clareza sobre os vários institutos e áreas da Administração, mostrando aos alunos de que forma se preparar para ingressar neste mercado de trabalho ou nele atuar, buscando o aprimoramento e desenvolvimento das competências necessárias para progredir na carreira pública ou privada.

Navegue pelo site para saber mais sobre o IBEGESP e os cursos oferecidos, além de ter acesso ao conteúdo exclusivo e descomplicado pelo Radar IBEGESP.

Website: https://www.ibegesp.org.br/