Gestora de fundos cresce em meio à pandemia e realiza nova contratação

São Paulo, SP 9/2/2021 – Meu objetivo é ser parte da transformação que está ocorrendo no mercado e colaborar com a Santa Fé para fazer a apresentação da asset ao investidor qualificado

A Santa Fé Investimentos, gestora de fundos independente com foco no mercado de ações, vem atraindo talentos reconhecidos no mercado e registrando alta performance. A empresa triplicou o patrimônio líquido dos fundos nos últimos meses, multiplicou por 30 o número de cotistas e possui R$ 382 milhões sob gestão. Além disso, o fundo Santa Fé Aquarius, gerido pela empresa, acaba de receber a classificação cinco estrelas global Morningstar, nota máxima da agência de rating de fundos Morningstar – uma das mais antigas e principais agências de rating e avaliação global de fundos. A classificação foi concedida com base na avaliação dos últimos 60 meses.

Criada a partir de uma Asset familiar, a empresa atua há mais de 30 anos no mercado e deu início ao processo de profissionalização em novembro de 2019, quando os sócios e gestores abriram seu Family & Friends para o mercado. Nesse contexto de crescimento, a Santa Fé recebe como sócio Fabio Focaccia como novo estrategista de investimento.

Focaccia começou sua a carreira no mercado de ações no final dos anos 90, no Safra National Bank of New York. Já atuou como líder das mesas de ações pelo Itaú Unibanco, Banco Safra, BLP Asset e ocupou por nove anos o cargo de Head Sales do banco J.P. Morgan. Formado em Engenharia Mecânica e com MBA em derivativos e risco pela Universidade São Paulo (USP), agora é responsável pelas relações com investidores institucionais e relacionamento com o mercado.

“A Santa Fé é liderada por uma família extremamente séria, que está à frente do negócio e que investe seu próprio patrimônio na gestora. Quero estar ao lado dessas pessoas, que têm histórico de resultados consistentes e que ainda vão fazer história. Meu objetivo é ser parte da transformação que está ocorrendo no mercado e colaborar com a Santa Fé para fazer a apresentação da asset ao investidor qualificado, alinhando à proposta de uma empresa resiliente e sólida com a minha experiência de longa data no mercado”, diz o novo sócio.

Solidez e alta performance – Desde a década de 90, a Santa Fé Investimentos faz a gestão de seu capital juntamente com recursos de terceiros no Aquarius, Fundo de Investimento Multimercado, criado inicialmente para ser um veículo de investimento familiar e que agora segue aberto ao público em geral pela distribuição de plataformas digitais parceiras. Foi assim que, com uma exposição média em torno de 40% do patrimônio do Fundo investido em ações, a gestora fechou 2019 com uma rentabilidade consistente de 25,62% e, nos últimos 36 meses, entregou uma performance de 64,77%. Devido ao sucesso comprovado na estratégia de ações do Multimercado Aquarius, a gestora relançou seu FIA – Fundo de Investimento em Ações – o Scorpius, o qual já vem atingindo resultados consistentes frente ao seu benchmark, o Ibovespa.

Democratização:
A partir de R$ 500 de investimento inicial, qualquer pessoa pode se tornar investidor da Santa Fé. O principal propósito da gestora é ser acessível ao maior número de interessados em rentabilizar seus ganhos. Para isso, os publicitários Fernanda e Dado Lancellotti lideram a equipe de marketing, inovação e Relações com Investidores, colocando em prática um plano de comunicação com foco na criação de contexto, engajamento e amplificação das mensagens da Santa Fé, através de conteúdos qualificados, estratégia digital e mídia programática, com o objetivo de aquisição de clientes no médio prazo.

Impacto social – Um dos pilares diferenciais da empresa é uma performance alinhada ao impacto social. E, embora com a pandemia da Covid-19 tenha crescido o interesse pelos conceitos ASG (Ambiental, Social e Governança – ESG em inglês) como fatores a serem considerados na tomada de decisões de investimentos, segundo Focaccia a Santa Fé já se dedica à questão há muitos anos. Desde 1992 a empresa é a mantenedora do LAR da Bênção Divina – uma instituição que há mais de 60 anos presta serviços às comunidades do entorno do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Hoje, o LAR atende 500 crianças e jovens entre nove meses e 16 anos nas áreas de Educação, Cultura e Esporte. Para além de aportes financeiros, os gestores da Santa Fé atuam diretamente na administração da ONG.

O sócio-fundador e CEO da asset é Fernando Bueno, que atua no mercado de capitais desde 1965. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), cursou Administração Financeira na Universidade de Stanford e já foi Membro do Conselho de Administração da BOVESPA – Bolsa de Valores de São Paulo. Ao seu lado, atuam os gestores Sergio Battistella Bueno e Paulo Battistella Bueno, ambos com mais de 30 anos de experiência na área. A asset também contratou recentemente o executivo Ricardo Fontes, com mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro brasileiro e internacional, para gerenciar as áreas de Risco, Compliance e Tecnologia da Informação.

Website: https://santafe.com.br/