Governo, academia e mineradoras debatem em webinar meios para aproveitamento econômico de rejeitos da mineração

Virtual 30/11/2020 –

O setor mineral desempenha papel relevante no desenvolvimento sustentável, e cada vez mais, busca estar à frente de ações para aprimorar os aspectos sociais, ambientais e de governança.

As empresas do setor avançam nas ações para a reutilização de rejeitos, estéreis e resíduos da mineração; compartilham valor com a sociedade e ampliam a inserção da atividade minerária nas práticas da economia circular e da sustentabilidade.

Nesse contexto, o webinar “Sustentabilidade no uso dos rejeitos da mineração: economia, regulação e aproveitamento” vai propiciar um ambiente de diálogo e de intercâmbio de experiências relacionadas ao aproveitamento de estéreis, rejeitos e resíduos da mineração com a participação de diversos atores da sociedade. Inscrição gratuita – https://www.webinaribram.com.br/

O objetivo é que o debate contribua para a formulação de políticas públicas, ações e programas direcionados ao tema, de forma participativa, para a promoção de uma mineração ainda mais sustentável.

Atualmente, mais do que a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, as novas demandas sociais apontam à necessidade de se buscar soluções para reduzir a geração de resíduos e promover o seu aproveitamento, pela reutilização e reciclagem.

O webinar pretende, também, apresentar ao governo, à academia, à sociedade civil e a potenciais consumidores, os novos produtos oriundos do reaproveitamento de estéreis e rejeitos da mineração como uma tendência abrangente, e não apenas como iniciativas pontuais.

As exigências da sociedade requerem padrões de eficiência e uso racional dos recursos naturais, aos quais as empresas estão se adaptando. Nesse sentido, o arcabouço regulatório deve igualmente ser aprimorado.

Webinar terá 3 painéis

O seminário virtual será composto por três painéis e contará com a participação de consultores nacionais e internacionais, além de representantes de empresas, da academia, do governo federal e de órgãos reguladores.

Na abertura, a partir das 9h, estarão presentes um representante das empresas de mineração, o presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Wilson Brumer; o Diretor Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Bicca; e o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME), Alexandre Vidigal de Oliveira.

No painel 1 será discutido o Futuro da Geração e Aproveitamento de Rejeito no Mundo. As demandas da sociedade por padrões globais de sustentabilidade exigem a implementação de boas práticas, entre as quais, aquelas referentes à geração, armazenagem e aproveitamento de estéreis e rejeitos. O painel contará com a participação de representantes do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da mineradora Vale. O painel terá a moderação do CEO da Nexa Resources, Tito Martins.

No painel 2 serão discutidos o Aproveitamento dos resíduos, estéreis e rejeitos: aspectos técnicos e econômicos, com o objetivo de apresentar os exemplos de aproveitamento de rejeitos, geração de coprodutos e produtos, em especial para construção civil e agricultura. O painel contará com representantes da academia, de empresas, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os quais serão moderados pelo diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido.

No painel 3 serão discutidos os Aspectos Regulatórios e as necessidades de modernização de atos normativos com vistas a simplificar e a promover o melhor aproveitamento mineral. O painel contará com diretores da ANM e da SGM/MME, além da consultora e especialista Maria José Salum e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), Reinaldo Sampaio, os quais serão moderados pela diretora jurídica da CBMM, Renata Ferrari.

Participação de:

– Alexandre Vidigal de Oliveira, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME);
– Victor Bicca, Diretor Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM);
– Wilson Brumer, Presidente do Conselho Diretor do IBRAM – Mineração do Brasil;
– Flávio Penido, Diretor-Presidente do IBRAM – Mineração do Brasil;
– Tito Martins, CEO da Nexa Resources;
– Camilo Silva, Diretor de Projetos da Mosaic Fertilizantes;
– Luiz Guilherme Neto, Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT;
– Reinaldo Sampaio, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS);
– Diane Tang-Lee, Manager Tailings do ICMM – Conselho Internacional de Mineração e Metais;
– Jan Kwak, Managing Director Hatch Austrália;
– Daniel Franks, Sustainable Minerals Institute – The University of Queensland
– Maria José Salum, consultora
– Renata Ferrari, Diretora Jurídica da CBMM.

E mais representantes:

– do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA);
– da mineradora Vale.

Serviço
Webinar “Sustentabilidade no uso dos rejeitos da mineração: economia, regulação e aproveitamento”
Dia 1º de dezembro de 2020 – de 9h às 13h
Inscrição gratuita – https://www.webinaribram.com.br/
Realização: IBRAM – Mineração do Brasil
Patrocínio: Vale
Apoio Institucional: Ministério de Minas e Energia

Website: https://www.webinaribram.com.br/

Web Site: