Governo francês organiza lives sobre estudos na França

São Paulo, SP 4/9/2020 – Nós convidamos pessoas que estão estudando na França para falar como funcionam os cursos, as semelhanças e diferenças em relação aos cursos no Brasil

Cursos de engenharia, direito, artes e psicologia na França serão tema de debates

O Campus France Brasil, agência oficial do governo francês, organizará a Semana de Estudos na França no mês de setembro. O evento digital será transmitido via YouTube e contará com a participação de estudantes e ex-estudantes brasileiros de universidades francesas.

A programação acontece do dia 14 ao 18 de setembro e os horários estão disponíveis no site do Campus France Brasil. Engenharia, direito, psicologia, arquitetura e artes serão tema de debates, além das apresentações sobre como se candidatar à pós-graduação e os tipos de instituição de ensino superior na França.

Mariana Isagawa, coordenadora de comunicação e eventos do Campus France Brasil, explica que esta é uma boa oportunidade para quem quer estudar na França descobrir como funciona cada área: “Os cursos franceses, assim como as instituições, têm algumas diferenças em relação ao ensino superior brasileiro. Nós convidamos pessoas que estão estudando na França para falar como funcionam os cursos, as semelhanças e diferenças em relação aos cursos no Brasil. Estes são detalhes que nós não podemos passar, apesar de termos todas as informações oficiais sobre os processos de candidatura. Tem algumas percepções que só quem fez o curso pode transmitir”, afirma.

O evento on-line tem como objetivo atender os brasileiros que desejam estudar na França no próximo ano letivo, que começa em setembro de 2021. A campanha de candidatura, com início previsto para o dia 2 de novembro de 2020, vai selecionar os futuros estudantes das universidades francesas. Além de concorrer às vagas, os candidatos também podem receber bolsas de exoneração parcial das taxas anuais das universidades públicas, que passam a custar cerca de 200 euros por ano com o benefício.

Os espectadores poderão fazer suas perguntas ao vivo para os convidados através do chat do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCVHO_-KIEPE2nf_E2tgsnaA

Sobre o Campus France Brasil

A agência, ligada aos Ministérios das Relações Exteriores e ao Ministério do Ensino Superior, Pesquisa e Inovação da França, é responsável pela divulgação de informações sobre o acesso às universidades francesas aos brasileiros, em todos os níveis: graduação, mestrado e doutorado. O Campus France Brasil também realiza o procedimento pré-consular para obtenção do visto de estudante e parte das candidaturas para universidades francesas.

Os brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil podem contatar a agência para receber orientações gratuitas sobre seus projetos de estudos na França.

Website: https://www.bresil.campusfrance.org/agenda/semana-de-estudos-na-franca