Grandes corporações unem-se em programa de Inteligência Artificial promovido pelo Senai no Paraná

24/1/2020 – Ambev, Bunge, Duratex, Klabin e Nestlé lançaram desafios relacionados à Inteligência Artificial em programa promovido pelo Senai no Paraná

Cinco grandes corporações procuram startups com soluções em inteligência artificial. A Ambev, Bunge, Duratex, Klabin e Nestlé lançaram desafios relacionados à IA no programa “AI Corporate Innovation”, promovido pelo Senai no Paraná. “A inteligência artificial é uma das tecnologias de vanguarda na 4ª Revolução Industrial e as grandes indústrias estão atentas a ela”, diz Mário Calzavara, consultor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Sistema Fiep. “Ela se distingue de outras tecnologias por ser transversal e ter aplicabilidade em vários setores, podendo ser utilizada de diversas formas dentro de uma mesma indústria, como é demonstrado pelos desafios propostos pelo programa AI Corporate Innovation”, completa.

O AI Corporate Innovation tem como objetivo transformar desafios em resultados de impacto. As demandas de cada corporação atendem necessidades em diversas áreas: marketing, logística, finanças, manutenção, dentre várias outras; no total são 23 desafios propostos e a startups pode se inscrever em quantos tiverem aderência à sua solução. “A relação de uma startup com uma indústria tradicional não é trivial. São dois universos muito diferentes, com velocidades, rotinas, processos e expectativas que devem ser bem gerenciados. O Hub apoia todos os envolvidos, promovendo um ambiente que favoreça a startup, que irá trazer seu ganho de velocidade, e a indústria, que poderá escalonar a tecnologia. Assim, teremos bons casos de como a AI resultou em ganhos e melhorias de processos, redução de custo e aumento de ROI”, explica Felipe Couto, gerente do HUB de Inteligência Artificial Senai.

As startups aprovadas passarão por até seis meses de imersão e execução das provas de conceito (POCs) e contarão com o suporte do Hub de Inteligência Artificial Senai e mentoria de Cassio Spina e também de Marcelo Nakagawa, por meio da assessoria da Altivia Ventures. “A metodologia favorece um alinhamento de forma que as provas de conceito possam ser bem-sucedidas”, analisa Felipe.

As startups interessadas têm até o dia 31 de janeiro para responder aos projetos. Inscrições e mais informações no site: www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/hubia/

Sobre o Hub de Inteligência Senai
Localizado em Londrina, o HUB de Inteligência Artificial Senai faz parte de um ecossistema de inovação em crescimento, onde estão conectadas empresas de TI, startups, indústrias, instituições de pesquisa e de ensino, todos envolvidos na temática de IA. Por meio dele, o Senai no Paraná objetiva apoiar as indústrias na modernização e atualização oferecendo soluções para promover a aplicação da tecnologia de acordo com as demandas de cada empresa.

SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

Website: http://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/hubia/