Grupo Dedalus Adquire Parte dos Negócios de TI Para a Saúde do Grupo Agfa-Gevaert

São Paulo 27/5/2020 – O objetivo da Dedalus sempre foi o de antecipar a evolução da ciência médica e de todas as tecnologias correlatas, não apenas em TI

O Grupo Dedalus, grupo líder na Europa e um dos maiores no mundo – atuante no desenvolvimento de sistemas e tecnologia para a área da saúde, apoiando profissionais e organizações clínicas a fim de melhorar seu nível de qualidade de atendimento de acordo com uma abordagem de sustentabilidade econômica e financeira -, anuncia que concluiu a aquisição de parte do negócio de TI para o setor de saúde da Agfa HealthCare (Grupo Agfa-Gevaert). A Ardian, que investiu na Dedalus em 2016, será detentora de uma participação de aproximadamente 75% após a transação.

O objeto do acordo é a aquisição de atividades alemãs, francesas, austríacas, suíças e brasileiras relacionadas ao software clínico, de diagnóstico e de gestão hospitalar (HCIS) e sistemas de TI de imagem (PACS-RIS de radiologia, cardiologia etc.), por um valor total da empresa de 975 milhões de euros.

Dedalus, líder de longa data no negócio de software para a área da saúde na Itália e um dos players líderes da Europa, com capacidade industrial exclusiva no setor, um profundo conhecimento dos processos atuais e a capacidade de antecipar necessidades futuras graças também à sua interação diferenciada com os profissionais do segmento, é agora a maior empresa do setor, com 5.000 hospitais, 5.000 laboratórios e mais de 2 milhões de profissionais que tratam centenas de milhões de pacientes todos os dias. O Grupo também promove a consolidação dos negócios na Europa, posicionando-se entre as empresas globalmente líderes do setor, com presença em mais de 30 países em todo o mundo, uma posição de liderança na Itália, Alemanha, Áustria e França, grande potencial na América Latina, principalmente no Brasil, e um faturamento total de aproximadamente 470 milhões de euros alcançados por mais de 3.500 profissionais.

“Hoje marca-se o fim de um longo caminho iniciado pela Dedalus em 2006, consolidando primeiro o setor de software para a área da saúde na Itália, depois na França e agora a nível europeu. Estou realmente orgulhoso da Dedalus como uma empresa italiana que conseguiu promover o nascimento do que era indispensável para o mercado europeu: uma campeã do setor, capaz de competir globalmente. Também me orgulho porque estamos fechando um negócio tão relevante apesar do período difícil em que estamos vivendo devido a uma emergência na saúde e isolamento, os quais não nos impediram graças ao compromisso dos nossos funcionários. O objetivo da Dedalus sempre foi o de antecipar a evolução da ciência médica e de todas as tecnologias correlatas, não apenas em TI, a fim de fornecer aos nossos clientes as melhores ferramentas para melhorar a qualidade da prevenção, diagnóstico e tratamento. O foco do nosso pensamento estratégico é sempre o paciente. Nossa visão geral e conhecimento global dos sistemas de saúde nos permitirá atuar como um agregador do setor, a fim de oferecer aos nossos clientes um serviço ainda melhor, tanto na Europa quanto, a partir de hoje, também no Brasil. Esta importante jornada foi possível graças ao nosso parceiro financeiro e estratégico Ardian, que nos apoia há anos”, comenta Giorgio Moretti, presidente da Dedalus Holding.

Para Yann Chareton, Diretor Geral da Ardian Buyout, “quando investimos na Dedalus há quase cinco anos, enxergamos todo o potencial dessa excelência italiana e o papel que ela poderia e deveria desempenhar no importante processo de consolidação do setor de software para a área da saúde na Europa. Por meio dessa importante aquisição, criamos uma empresa líder em um setor que nunca foi tão fundamental como hoje, porque oferece as ferramentas mais inovadoras e tecnologicamente avançadas para melhorar o diagnóstico e o tratamento de pacientes em hospitais e instalações médicas em geral. Acreditamos nesse projeto de crescimento e, por isso, decidimos investir novamente na empresa, atingindo 75%”.

A aquisição sob a perspectiva de Hans Vandewyngaerde, presidente da Divisão de HCIS e das Regiões Europa e Brasil na Agfa HealthCare, é de que “a Dedalus é uma excelente escolha para nossos clientes e funcionários. Atendemos mercados complementares nos quais o portfólio de ambas as empresas reforça a proposta de valor que podemos oferecer aos nossos clientes para melhor atender às suas necessidades estratégicas. Além disso, o setor de saúde está em transição e as duas empresas compartilham estratégia e visão comuns. Os clientes querem um fornecedor de software forte e confiável o qual entenda as necessidades de mercados específicos, e nós oferecemos isso a eles”.

Koenraad Batselier, vice-presidente & Gerente Geral da Divisão de HCIS e da Região Brasil na Agfa HealthCare, comenta que a fusão com a Dedalus é essencial para a estratégia da região. “Estamos convencidos de que esta etapa garantirá mais crescimento, bem como satisfação e valor agregado ao cliente, a longo prazo. Vamos oferecer continuidade aos nossos estimados clientes por meio da nossa confiável equipe local. O foco claro do Grupo Dedalus em soluções de TI no setor da saúde permitirá que nossos clientes no Brasil se beneficiem de um portfólio ainda mais amplo. Com a aquisição pelo Grupo Dedalus, nossa expectativa é a de um futuro brilhante”, completa.

Website: http://www.dedalus.com.br

Web Site: