Guararema é reduto de tranquilidade, turismo consciente e fé

São Paulo 25/2/2013 – Conhecido popularmente como o Santo das coisas perdidas, a imagem de São Longuinho atrai fiéis e curiosos durante o ano todo para a cidade.

Guararema é um dos destinos que parecem cuidadosamente arranjados pela natureza. Localizada a cerca de 80 km da capital, com fácil acesso pelas principais rodovias, a cidade é reduto de tranquilidade, bons serviços e também de fé. Isso porque, além de possuir atrações, hospedagem e gastronomia para todos os gostos, conta com uma das poucas – considerada única por muitos – imagens de São Longuinho do Brasil. Com isso, a bucólica cidadezinha, com cara de interior, torna-se morada do santo dos pulinhos e apresenta uma tradicional festa em sua homenagem no próximo mês de março que atrai devotos e também turistas de todo o Estado.

A história de São Longuinho na cidade começa com a construção da primeira capela, em 1652 pelos jesuítas. Já em 1732 com a expulsão destes da Capitania de São Vicente a administração do arraial da Escada foi entregue aos Franciscanos, que construíram uma nova capela onde hoje se encontra a atual Igreja. Sua arquitetura é tipicamente barroca, com suas paredes construídas em taipa de pilão. O Arraial da Escada representa a formação do próprio Município de Guararema. Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 quilômetros do centro da cidade, a Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em janeiro de 1941. Conhecido popularmente como o Santo das coisas perdidas, a imagem de São Longuinho atrai fiéis e curiosos durante o ano todo para a cidade.

A cidade, apesar de pequena, está totalmente apta a receber turistas durante a temporada e em comemorações como esta. Seu pequeno centro, porém organizado e de uma limpeza surpreendente, reflete um pouco do que a cidade quer transmitir aos turistas: a simpatia de seus moradores, o clima de vilarejo onde todo mundo conhece e dá informação sobre tudo, a qualidade de seus serviços e a organização para receber um turismo consciente. Entre os pontos turísticos da cidade estão o Recanto do Américo, Ilha Grande, a Igreja Nossa Senhora D’ajuda.

Alambique gastronômico – Entre as opções diversificadas da gastronomia oferecida na cidade está o Restaurante Engenho do Salto. Situado em meio à mata, só os momentos de contemplação da vista já seriam suficientes para garantir o almoço. Ainda assim, oferece uma culinária caipira que agrada até os paladares mais exigentes. Além disso, o restaurante oferece a degustação das cachaças e licores produzidos lá mesmo. Perfeito para abrir o apetite e ainda levar uma garrafa para casa!

Já a Fazenda da Estiva tem um restaurante estilo bistrô, pequeno, acolhedor e com uma comida simples, mas caprichada. No buffet, cobrado por pessoa, está incluso 12 opções de pratos quentes, com opções vegetarianas e 12 opções de salada, além da sobremesa. No local há também um casarão datado de 1680 que, além de receber eventos como casamentos e almoços coorporativos, também atende grupos pré-agendados a partir de 10 pessoas para Café Colonial.

Cultura e flores. Cultura de flores – Entre os atrativos da cidade estão a já famosa Orquidácea. Considerado por seus clientes e admiradores das orquídeas, um dos melhores orquidários do Brasil, em termos de organização, limpeza e qualidade de cultivo, a Orquidácea produz, em média, 150.000 mudas/ano. Vale ganhar um pedaço da tarde entre as coloridas e perfumadas flores!

Já o Megandra surgiu recentemente como Empório Cultural, visando ser um espaço de contemplação, meditação e lazer onde é possível praticar yoga ou fazer uma massagem relaxante, apreciar o trabalho de artesanato sustentável – e até levar algo para casa – ou simplesmente tomar um café com calma e tranquilidade.

Um pouco mais sobre o santo dos pulinhos – Segundo a tradição católica, São Longuinho viveu no primeiro século, foi contemporâneo de Jesus Cristo e centurião na Crucificação. Ele é tido como o soldado que perfurou Jesus com uma lança. Conta-se que os crucificados tinham seus pés quebrados a fim de facilitar a retirada da cruz, mas quando chegou a vez de Jesus, o mesmo já estava com os pés soltos, e assim, ao invés de quebrar seus pés, um dos soldados perfurou o lado do seu corpo com uma lança. A água que saiu do lado de Jesus teria respingado em seus olhos, curando-o instantaneamente de uma grave doença nos olhos. Consequentemente, o soldado se converteu e, ao abandonar para sempre o exército e sua moradia, transformou-se num monge a percorrer a Cesarea e a Capadócia, atual Turquia.

Hospedagem para todos os gostos – Guararema conta com opções de hospedagem para todos os gostos, apesar de todos os empreendimentos manterem um padrão de qualidade e serviços condizentes com o ambiente da cidade. Por lá é possível escolher entre hotéis com estrutura maior, com opções de lazer e gastronomia diversificados até pousadas que acolhem o visitante com o aconchego de casa. Entre as opções de hotéis e pousadas da cidade para a Festa de São Longuinho – alguns até com promoções especiais para a data – estão:

Pousada Sapucaia www.sapucaia.tur.br

ADPM www.adpmguararema.com.br

Pousada Água da Onça www.pousadaaguadaonca.com.br

Pousada Restaurante e Eventos Arandela www.pousadaarandela.com.br

Pousada Chez Lili www.chezlili.com.br

Vale do Sonho Hotel & Eventos www.valedosonho.tur.br

Pousada Maria Florência www.pousadamariaflorencia.com.br

Pintado na Brasa Hotel Fazenda www.pintadonabrasa.com.br

Guararema Parque Hotel www.guararemahotel.com.br

Web Site: