Harmonização facial: cirurgião plástico explica o que é e onde fazer

Fortaleza, CE 6/12/2019 –

A harmonização facial caiu no gosto dos brasileiros, famosos e anônimos pelo mundo, tanto de homens quanto mulheres. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), na sigla em inglês, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos na realização de cirurgias plásticas e dentre elas, a harmonização facial vem se tornando uma das mais procuradas.

O conjunto de procedimentos estéticos que tem como propósito amenizar e harmonizar traços faciais, além de rejuvenescer, ainda gera dúvidas em algumas pessoas e requer alguns cuidados na hora de buscar informações sobre as técnicas utilizadas e os profissionais que as realizarão, afirma o cirurgião plástico Danilo Rocha Dias, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Sobre o aumento pela busca do procedimento, Danilo diz que, no Brasil e no mundo, as pessoas estão à procura de ficar mais jovens e belas. “O fato da maior exposição nas fotos, vídeos e redes sociais fez com que as pessoas olhassem mais para si, e analisar o que podem melhorar e o que pode se tornar mais harmônico em seu rosto. Homens querem deixar a aparência mais jovem, porém mantendo o ar másculo e forte. Já as mulheres querem sensualidade além da jovialidade. Um toque nos lábios, charme no olhar, é isso que a gente busca”.

Os procedimentos mais pedidos são a rinomodelação, que é a mudança do nariz sem cirurgia, o MD Codes, uma técnica para aumentar a maçã do rosto, ou dar forma ao queixo e a mandíbula, além de os Fios Silhouette que dão contorno à face e melhoram o pescoço.

O médico Danilo pontua que algumas pessoas confundem e creem que harmonização é apenas preenchimento do rosto. “Mais do que isso, é um conjunto de procedimentos estéticos, e para isso, deve-se selecionar a melhor técnica e o melhor procedimento”. Para Dias, a procura por procedimentos não cirúrgicos também aumentou. “O fato de a harmonização ser feita na clínica, sem anestesia e sem internação tornou sua busca um sucesso”. Dentre as possíveis partes que podem ser ‘mexidas’ estão bochechas, maxilar, nariz e boca. Sobre os benefícios de se realizar a harmonização facial, o cirurgião destaca uma aparência jovial, além de um rosto mais bonito e sustentação na pele.

Segundo Danilo, qualquer pessoa pode fazer o procedimento, a não ser em casos de alergia a algum dos compostos dos produtos, mas são raros os casos. “O importante é ver a necessidade real de fazer o procedimento”, observa.

Onde fazer?

Cada pessoa busca um profissional da área em busca de algo particular. “Saber o que cada um precisa é importante. Sempre é diferente de caso para caso e não podemos deixar um rosto padrão para todos. O que é belo para um não pode ser belo para outro”. Danilo fala que uma consulta e avaliação faz com que o cliente e o cirurgião plástico encontrem um ponto ideal para o caso.

O valor da harmonização facial irá variar a cada paciente e quanto aos procedimentos realizados, dependendo da área mexida e da quantidade de produto utilizado. De acordo com Dias, os produtos mais requisitados são os ácidos hialurônicos, botox, ellansé, radiesse. “Cada produto tem uma função e isso deve ser apresentado ao paciente. A média de duração dos efeitos dos procedimentos é de dois anos, um tempo excelente para o custo x benefício”.

Clínica de cirurgia plástica Danilo Dias

Fortaleza: Rua Tibúrcio Cavalcante, 1435 – Aldeota