História de imigrante espanhola é relatada em livro

Nova Odessa – SP 27/2/2020 – Várias pessoas têm me procurado para falar que a biografia da minha família é igual ao relato da família deles

A História do Brasil se mistura com a de muitas outras nações. É um país miscigenado que recebeu – e ainda recebe – pessoas de várias nações. Essa diversidade de povos marcou profundamente a população, a economia, a cultura e mesmo a demografia.

A imigração no Brasil tem quase a mesma idade do descobrimento. Desde 1530 recebemos cidadãos de outras localidades. Primeiro foram os colonos portugueses, que vieram para cá com o objetivo de povoar, de plantar e de explorar a região. Em seguida, nas primeiras décadas do século XIX imigrantes de vários países da Europa vieram com a intenção de melhorar as condições de vida, já que o Velho Continente passava por situações críticas em relação a trabalho, comida e mesmo doenças.

A primeira onda de imigrantes europeus foi a de suíços, mas ainda assim a imigração não foi tão grande quanto a que veio a seguir. Depois que a escravidão foi abolida, era preciso trazer mão de obra para as grandes lavouras, principalmente de café. Como o governo subsidiava as passagens de navio, incentivando a vinda, os italianos começaram a chegar, assim como os espanhóis, no final do século XIX. Além deles, o Brasil também recebeu alemães, japoneses, chineses, poloneses, libaneses e outros. E apesar de não ser considerado imigração, já que vinham forçados, a presença de africanos no país também é muito forte.

Histórias de vida

Geralmente olhamos a imigração e esquecemos que cada imigrante tem uma história. Afinal, é o conjunto desses relatos que forma o país. Desse modo, uma das vidas que foram afetadas pela imigração foi a da espanhola Francisca Galera, que nasceu em Vélez Rubio e saiu da Espanha em 1913, juntamente com os seus familiares. De uma família humilde, ela imigrou para o Brasil a bordo do navio Provence. Então desembarcaram no porto de Santos, passaram pela Hospedaria dos Imigrantes do Estado de São Paulo e foram para o município de Nova Europa, destinados a trabalhar numa fazenda de cultivo de café.

A neta da imigrante, Alcione Rosa, não quis que essa história de coragem se perdesse, por isso escreveu o livro Francisca Galera – Da Espanha ao Brasil, publicado pela Editora Albatroz. “Várias pessoas têm me procurado para falar que a biografia da minha família é igual ao relato da família deles. Fico feliz porque estou preservando a história de muitos brasileiros, que são descendentes de várias nações. De certa forma estou contribuindo para o registro e a memória do imigrante no Brasil”, explica.

Passar por uma imigração não é fácil. De acordo com Alcione, ela fica emocionada sempre que pensa em algumas passagens da vida da avó, como quando já no navio para ir para o Brasil, ainda no porto, ela quer descer, mas não pode. “Isso acontece porque fico imaginando-a dizendo adeus para a Espanha e para Vélez Rubio, assim como tantos outros fizeram antes e depois”. Do mesmo modo, outra passagem que a escritora relembra é já no Brasil com os filhos pequenos. Apesar da dor no coração, Francisca levava seu bebê para a lavoura e chorava ao vê-lo embaixo do pé de café sozinho. Tanto no nosso país quanto na Espanha, Francisca Galera e muitos outros imigrantes, com histórias tão semelhantes, sofreram.

Pesquisas

Para saber mais sobre imigração no país, é possível consultar centenas de livros e artigos que contam essas narrativas. O conteúdo é rico e há inúmeras informações, histórias de vidas e de povos inteiros. Portanto, para dar fundamentos teóricos ao seu trabalho, Alcione Rosa pesquisou materiais de historiadores e em vários cartórios do Brasil, além de buscar informações no Museu da Imigração. “Ele foi fundamental para o meu trabalho, pois consegui resgatar dados que a família não tinha mais”, comenta. Além disso, a própria Francisca foi fundamental para a escrita desse livro. Segundo Alcione, ela deixou parte da sua história para a família num pequeno gravador de fita cassete.  “São duas fitas, uma gravada em 1978 e a outra em 1979, que foram recuperadas e transcritas por mim”, afirma.

O livro Francisca Galera – Da Espanha ao Brasil, de Alcione Rosa, foi publicado em 2019 pela Editora Albatroz.

Website: https://loja.editoraalbatroz.com.br/francisca-galera-da-espanha-ao-brasil