Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo recebe Prêmio Oscar Niemeyer para Arquitetura Latino-Americana

São Paulo, SP 7/12/2020 – Fazer parte desse projeto foi um grande orgulho para nós, e vê-lo sendo reconhecido nos deixa muito felizes

Construído pela MPD Engenharia, projeto da SPBR Arquitetos ficou em segundo lugar entre vinte finalistas de sete países diferentes do continente

Inaugurado em maio deste ano, o Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo acaba de ser premiado na terceira edição do Prêmio Oscar Niemeyer para Arquitetura Latino-Americana. O hospital, que foi construído pela MPD Engenharia, teve seu projeto arquitetônico idealizado pela SPBR Arquitetos e ficou em segundo lugar entre vinte finalistas de sete países diferentes: Chile, México, Equador, Peru, Argentina e Colômbia, além do Brasil.

O júri, formado por arquitetos de quatro diferentes países, destacou em sua decisão a complexidade funcional e grande porte do Hospital de Urgência, assim como o desafio urbano que o projeto teve que enfrentar, já que se localiza no centro de São Bernardo de Campo. O veredito ainda aponta a excelente resolução funcional da proposta, separando de maneira clara os serviços críticos, ambulatoriais e de internação. A articulação da sua volumetria, bem como a riqueza arquitetônica dos espaços interiores, foi tratada com excelência, revelando grande talento profissional.

Com sete pavimentos e mais de 23 mil m² de área construída, o hospital conta com 250 leitos, sendo desses 80 de UTI e 170 de enfermaria. Quando entregue, passou a atuar exclusivamente no combate à Covid-19 e no tratamento dos acometidos pela síndrome, sendo o maior hospital exclusivo para o enfrentamento dessa doença no Brasil.

“Foi uma grande responsabilidade para nós conceber e entregar um projeto como o Hospital de Urgência, ainda mais que, por uma triste casualidade, tenha sido em um momento como o que estamos vivendo, em que um complexo hospitalar como esse se torna ainda mais importante”, afirma Milton Meyer, presidente da MPD Engenharia. “Ainda assim, fazer parte desse projeto foi um grande orgulho para nós, e vê-lo sendo reconhecido por suas características e pelos desafios que apresentou nos deixa muito felizes. A SPBR Arquitetos merece ser parabenizada por todos ao entregar um projeto tão incrível”.

O prêmio que acontece a cada dois anos, contou com 101 projetos inscritos, de 12 diferentes países em sua terceira edição. Além do Hospital de Urgência, também foram premiados o Edifício Municipal Nancagua, no Chile, em primeiro lugar, e o novo edifício de salas de aula da Universidade de Piura, no Peru, em terceiro. Entre os brasileiros finalistas, ainda estavam a Capela Ingá-Mirim, no interior de São Paulo, e a Estação Comandante Ferraz, na Antártida.

Website: http://mpd.com.br