Hospital Gavazza busca Acreditação da ONA

Ponte Nova – Minas Gerais 28/2/2013 – Para implantar novas diretrizes e requisitos da ONA, a equipe foi treinada em Matriz de Risco na qual identificou, dentro do Hospital, todos os riscos inerentes para a realização dos serviços que são desenvolvidos pela Instituição.

Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, esteve presente ao Hospital Arnaldo Gavazza/HAG a consultora Luna Cosenza, do Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde/IAG Saúde, de Belo Horizonte. O objetivo foi o de planejar as diretrizes de Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação/ONA. Em trabalho conjunto com o setor de Planejamento e Qualidade, coordenado por Renan Saraiva Lessa, a consultora orientou os gerentes e supervisores, sobre o manual da ONA e traçou os planos de ação que irão atender às diretrizes necessárias à Acreditação.
Os setores que irão implantar os planos de ação traçados foram: Qualidade, Recursos Humanos (Psicologia Organizacional, Departamento de Pessoal e Segurança do Trabalho), Serviço de Controle de Infecção Hospitalar/SCIH, Manutenção Biomédica, Comissão de Gerenciamento de Riscos, Pronto Atendimento de Urgência e Emergência, Serviço de Nutrição e Dietética, Ambulatório de Ortopedia, Farmácia, Almoxarifado, Controle de Qualificação de Fornecedores (contratos), Hemodinâmica, Unidade de Internação, Central de Materiais Esterilizados/CME, Jurídico, Centro Cirúrgico, CTI, Medicina Nuclear, Serviço de Processamento de Roupas, Serviço de Nutrição e Dietética, Limpeza e Desinfecção Hospitalar, Portaria e Segurança.
Com o objetivo de reforçar e reciclar a equipe com as Ferramentas da Qualidade foi realizado um treinamento específico em Mapeamento de Processo, Cadeia Cliente Fornecedor, Registros de Não Conformidade, Metodologias para Análise e Soluções de Não Conformidade e Análise de Tendência de Indicadores, numa carga horária de 3 horas. Para implantar novas diretrizes e requisitos da ONA, a equipe foi treinada em Matriz de Risco na qual identificou, dentro do Hospital, todos os riscos inerentes para a realização dos serviços que são desenvolvidos pela Instituição, “desta forma, irá proporcionar a implantação de procedimentos que asseguram a prestação do serviço de forma ainda mais segura e resolutiva”, ressalta Renan Lessa/Coordenador de Planejamento e Qualidade.
O Gavazza vem buscando, ao longo dos anos, melhoria nos processos e serviços prestados à população. Para isso, implantou o Programa SGQ 5S, que é a base para se adquirir qualquer certificação ou acreditação, no que se refere aos programas de qualidade e padronização de processos. Em 2006, foi premiado pelo Programa SGQ 5S nos níveis Top Quality Prata e Top Quality Excelência. Em setembro 2012, foi recertificado na ISO 9001:2008. A ISO, de acordo com a ABNT, é uma norma internacional, aplicável a qualquer tipo de organização e que especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade. Está focada na eficácia em atender às necessidades dos clientes, incluindo melhoria contínua dos processos, produtos e serviços.
O próximo passo do HAG será buscar a certificação com Acreditação/ONA. A ONA é uma instituição não governamental que tem o objetivo de promover um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde. Ser Acreditado implica em garantir segurança para os pacientes e profissionais, ter qualidade assistencial, promover construção de equipe e melhoria contínua, ter um útil instrumento de gerenciamento, possuir critérios e objetivos concretos adaptados à realidade brasileira, além de garantir o caminho para a melhoria contínua.
IAG Saúde
O IAG Saúde é uma organização centrada na capacitação e gestão de mudança dos métodos gerenciais das organizações de saúde garantindo resultados das partes interessadas. Composto por uma equipe de renome nacional, o IAG é referência em sua área de atuação junto ao mercado e com respaldo junto aos diversos setores que compõem as estruturas da área de saúde, comunidade médica, técnica e científica. O Instituto promove consultorias/capacitação de sistemas de gestão nos modelos certificáveis, como o Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA); ISO 9001, 14001 e 18001; e Acreditação Internacional NIAHO (National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations), além de sistema de informação para implementação da Epidemiologia e Gestão de Riscos Organizacionais (ISO 31000).

Website: http://www.gavazza.com.br

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