Hospital Santa Cruz promoveu o VI Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão em parceria com o Hospital da Universidade de Tsukuba

São Paulo, SP 29/1/2020 – A dacrioendoscopia identifica onde está a obstrução na via lacrimal e permite o tratamento de forma minimamente invasiva, destacou o Dr. Sujin Hoshi

O Hospital Santa Cruz (HSC) realizou, em parceria com o Hospital da Universidade de Tsukuba (HUT), o VI Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão, na manhã do dia 25 de janeiro. Na ocasião, o Dr. PhD Sujin Hoshi, professor assistente do HUT, demonstrou a metodologia de dacrioendoscopia no manejo da obstrução das vias lacrimais por meio de endoscópio para diagnóstico e tratamento. O evento teve início no auditório da Instituição, em São Paulo, e foi encerrado no Centro Cirúrgico Oftalmológico do HSC, com demonstrações ao vivo.

O evento foi aberto com o discurso do Sr. Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz; da Dra. Daniela Lumi Inomata, oftalmologista do Hospital Santa Cruz, diretora do Santa Cruz Eye Institute e coordenadora do evento; da Dra. Suzana Matayoshi, professora livre-docente do Departamento de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; do Dr. Gustavo Mori Gabriel, diretor do Santa Cruz Eye Institute; e do Dr. PhD Sujin Hoshi, professor assistente do Hospital da Universidade de Tsukuba e palestrante do evento.

O Dr. PhD Sujin Hoshi, professor assistente do HUT, realizou dois procedimentos com a técnica japonesa em duas pacientes, procedentes de São Paulo, com queixa de lacrimejamento. Houve transmissão simultânea para um auditório anexo. “A dacrioendoscopia identifica onde está a obstrução na via lacrimal e permite o tratamento de forma minimamente invasiva”, destaca o especialista.

Para a Dra. Daniela Lumi Inomata, a dacrioendoscopia é eficaz tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento das obstruções das vias lacrimais “Em alguns casos, o procedimento pode ser resolutivo”, comenta.

A 1ª edição do Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão foi realizada em 2016, em parceria com a Universidade de Osaka. A 2ª edição aconteceu em 2017, em conjunto com a Universidade de Tsukuba e a Faculdade de Medicina da FMUSP. A 3ª edição ocorreu em parceria com o Hospital da Universidade de Tsukuba, em 2018. A 4ª edição, em celebração aos 80 anos do Hospital Santa Cruz, aconteceu em junho de 2019 e recebeu representantes da Universidade de Tsukuba e do Imagawa Group. A 5ª edição teve como foco a verdadeira comida japonesa e a telemedicina e contou com a presença de representantes do Hospital da Universidade de Kyushu e da Universidade de Osaka, além de especialistas brasileiros. A 6ª edição intensificou o compromisso do HSC em promover a disseminação do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento do serviço de saúde no país. Além dos simpósios, o HSC também firmou acordo com a Universidade de Tsukuba para intercâmbios médicos em diversas áreas, trazendo avanços significativos para a medicina e melhorando a qualidade de atendimento à população.

Website: https://www.hospitalsantacruz.com.br

Web Site: