Hub de inovação pioneiro irá fortalecer a Indústria 4.0 na região Norte

São Paulo, SP 19/11/2019 – “O FabLab permite que cada vez mais profissionais da Amazônia tenham acesso aos conceitos e soluções da Indústria 4.0”, diz Carlos Urbano, Schneider Electric.

Em uma parceria entre a FPF Tech, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e a Schneider Electric Brasil, acaba de ser lançado o FabLab powered by EcoStruxure, um laboratório de inovação no Amazonas. O FabLab promete fomentar a Indústria 4.0 na região, já que 480 empresas do Polo Industrial de Manaus estão em plena transição para esse modelo, e há demanda crescente por capacitação técnica e suporte no desenvolvimento de soluções especializadas, visando a ganhos expressivos de produtividade e competitividade global.

O novo hub de inovação conta com um espaço de aproximadamente 180m², tendo diversas ferramentas e recursos com as principais tecnologias do portfólio EcoStruxure, da Schneider Electric, voltadas à Indústria 4.0, além de tecnologias próprias da FPF Tech e do INDT.

O laboratório possui seis bancadas, cinco com itens para simulação e aprendizado em automação de máquinas, e uma com equipamentos para automação de processos. Todas as bancadas podem trabalhar individualmente ou conectadas em rede, formando um ambiente real de automação de uma planta.

Um diferencial importante do novo FabLab é a integração com o laboratório de segurança cibernética do INDT. As soluções desenvolvidas na plataforma Schneider podem contar com todo o aparato de segurança de dados, por meio de testes de validação que garantem completa proteção contra ataques cibernéticos.

Plataforma alia alta tecnologia e capacitação

O EcoStruxure é uma plataforma de sistema aberta, interoperável e habilitada para Internet das Coisas (IoT), que entrega valor agregado em relação à segurança, confiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade para seus usuários. O projeto FabLab powered by EcoStruxure aproveita os avanços em IoT, mobilidade, detecção, armazenamento em nuvem, análise e segurança cibernética para oferecer inovação em todos os níveis. Isso inclui produtos conectados, Edge Control, aplicativos, análises e serviços.

“O FabLab powered by EcoStruxure permite que cada vez mais profissionais da região amazônica tenham acesso aos principais conceitos e soluções que compõem a Indústria 4.0. No hub, é possível representar de forma aplicada todas as tecnologias da manufatura avançada, além de disseminar conhecimento no mercado local”, sustenta Carlos Urbano, diretor de Industrial Automation da Schneider Electric Brasil.

FabLab permite uso para impulsionar a bioeconomia

O FabLab pode ser utilizado por estudantes e pelo corpo técnico da FPF Tech e do INDT, além de clientes e parceiros. Ali, acontecerão treinamentos variados, com ênfase no uso de tecnologias industriais. “Além de promover a alta qualificação dos profissionais, o laboratório permite o desenvolvimento da bioeconomia e rastreabilidade, ou seja, as mesmas tecnologias base da Indústria 4.0 serão utilizadas em aplicações voltadas ao bionegócio”, destaca Luís Braga, diretor executivo da FPF Tech.

“As soluções de rastreabilidade permitem assegurar com precisão a localização da colheita de plantas ou frutos em regiões específicas da Amazônia. A utilização dessas tecnologias na cadeia extrativista amplia o valor agregado dos produtos da floresta de forma sustentável”, complementa Geraldo Feitoza, diretor executivo do INDT.

A expectativa da FPF Tech, do INDT e da Schneider Electric é de alcançar 100% de utilização do hub, e, para tanto, as instituições assumiram o compromisso de manter um cronograma de interações mensais com as indústrias locais para divulgar as tecnologias embarcadas no espaço e fornecer capacitação contínua para profissionais da região.

“Nossa intenção é sermos referência em aplicações da Indústria 4.0 na cadeia extrativista amazônica, promovendo desenvolvimento sustentável com apoio da transformação digital”, finaliza Carlos Urbano.

Website: https://www.se.com/br/pt/