IDH e Bayer firmam parceria para promover o desenvolvimento territorial sustentável no Brasil e na Colômbia

14/7/2020 –

A Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e a empresa acabam de firmar um protocolo de intenções com o objetivo de apoiar o desenvolvimento territorial sustentável no Brasil e na Colômbia. O foco é cooperar para apoiar e fortalecer a abordagem de paisagens sustentáveis da IDH, tendo a Produção, Preservação e Inclusão (PPI) como pilares, buscando promover a produção sustentável de commodities em larga escala, segurança alimentar, inclusão de pequenos agricultores, conservação de recursos naturais e mecanismos relacionados ao carbono.

Na Colômbia, a cooperação visa facilitar a participação dos produtores, associações e autoridades locais na construção dos Pactos PPI nos estados de Huila, Magdalena e César. Também prevê a identificação de um conjunto de projetos com alto potencial a ser cofinanciados, alinhados com a visão e os objetivos dos Pactos. As principais commodities foco do trabalho na Colômbia são cacau, palma, café, banana, carne e leite

Para a IDH, essa parceria representa um grande passo na consolidação de um modelo de desenvolvimento territorial sustentável que preconiza o equilíbrio entre a produção de commodities, a preservação dos recursos naturais e a inclusão da agricultura familiar e comunidades tradicionais. “Nós acreditamos que o engajamento das empresas na promoção da sustentabilidade por meio de compromissos e/ou investimentos na cadeia de suprimento é um fator chave de sucesso para Áreas de Origem Verificada (VSA – sigla em inglês). Um novo modelo que vincula paisagens sustentáveis ​​a mercados e compradores finais. O engajamento da empresa pode fazer esse modelo ganhar escala e trazer mudanças sistêmicas. Essa é uma estratégia que a IDH está desenvolvendo em vários países onde atua”, afirma Joost Oorthuizen, diretor global da IDH.

Por meio do acordo, a Bayer e a IDH também estabelecem o objetivo de colaborar na implementação de estratégias para a produção sustentável de soja, segurança alimentar, inclusão de pequenos agricultores, conservação de recursos naturais e mercado de carbono. “Os pilares do projeto PCI estão em linha com as nossas metas estratégicas enquanto companhia e serão os pilares que impulsionarão o desenvolvimento sustentável nas regiões”, explica Rodrigo Santos, presidente da divisão agrícola da Bayer para a América Latina.

A parceria também foi celebrada pelo prefeito de Sorriso, Ari Lafin, que considera o apoio da Bayer ao Pacto PCI local como uma conquista importante para a implementação da estratégia. “A adesão de empresas, principalmente nesse porte, mostra a credibilidade e enaltece o trabalho desenvolvido junto as entidades no PCI. O sucesso é a somatória desses esforços, com união e diálogo, em busca do desenvolvimento com inclusão social e preservação”, ressaltou Lafin.

A parceria entre o governo de Mato Grosso e a IDH foi formalizada em 2016. Desde então, foram estabelecidos processos de apoio à implementação da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), à estruturação do Instituto PCI, ao estabelecimento dos Pactos Regionais do Vale do Juruena, Sorriso e Barra do Garças, à gestão ambiental do Estado, e para projetos de cofinanciamento com o setor privado, totalizando investimentos na ordem de 9 milhões de euros até 2021.

Website: http://www.agro.bayer.com.br

Web Site: