II Jornada Olga Kos debate a inclusão de pessoas com deficiência

São Paulo, SP 10/12/2019 – A inclusão dessa população é um tema essencial para termos uma sociedade mais justa e humana

Difundir conhecimento e informações sobre deficiência e debater a inclusão na sociedade. Esses são os objetivos da II Jornada Olga Kos, que acontece de 10 a 13 de dezembro na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. “A inclusão dessa população é um tema essencial para termos uma sociedade mais justa e humana”, afirma Olga Kos, vice-presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), que atende cerca de três mil pessoas com deficiência intelectual e/ou em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas de artes e esportes.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mais de um bilhão de pessoas vive com algum tipo de deficiência em todo o mundo. No Brasil, segundo o censo de 2010 do IBGE, teríamos 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, quase 24% da população nacional. Desse total, 2,6 milhões seriam deficientes intelectuais.

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) considera a pessoa com deficiência aquela que “tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

A II Jornada prevê palestras, workshops e fóruns, que serão mediados por profissionais das áreas de educação, artes, saúde e trabalho. Como funciona, na prática, o trabalho de advocacy a favor da inclusão? Essa vai ser uma das palestras do evento. Um workshop sobre inclusão por meio das artes marciais vai ser outra atração. Todas as pessoas presentes serão convidadas a participar e construir coletivamente essa jornada.

II Jornada Olga Kos

10 a 13 de Dezembro, das 10h às 14h

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo (SP). Tel. (11) 3222-2662

Evento gratuito

Inscrições em: encurtador.com.br/nrtH5

www.institutoolgakos.org.br

PROGRAMAÇÃO

10/12/2019

1. Palestra: Cidadania

Quais meios as organizações da sociedade civil encontram para buscar soluções às questões que permeiam a vida de pessoas com deficiência e seus familiares? Como funciona, na prática, o trabalho de advocacy a favor da inclusão?

2.       Workshop: Índices de Inclusão (1ª parte)

Dinâmica de grupo cooperativa onde pequenos grupos reúnem-se para eleger indicadores de inclusão em diferentes eixos, sendo eles: Educação; Saúde; Trabalho; Política; Cultura e Lazer.

3.       Fórum: Políticas Públicas para PCD

Espaço de diálogo mediado pelo professor Dr. Álvaro Picanço com o objetivo de identificar coletivamente quais são as matrizes epistemológicas que fundamentam o recorte das políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência.

11/12/2019

1.      Palestra: Ciclos de Vida

Quais são as características de cada fase no ciclo de vida para uma pessoa com deficiência e seus familiares? Como a abordagem sistêmica pode auxiliar na compreensão das múltiplas singularidades do desenvolvimento humano?

2.      Workshop: Cultura Inclusiva: Os Esportes

Dinâmica de grupo cooperativa mediada pelo instrutor de Karatê Márcio Gabler del Nero tendo como objetivo apresentar o esporte como ferramenta de inclusão, e integrar os participantes do evento por meio da arte marcial.

3.      Fórum: Emprego Apoiado para PCD

O que é o emprego apoiado e como esse método contribui para a inclusão da diversidade em ambientes de trabalho? Quais estratégias podem ser desenvolvidas em ambientes corporativos?

12/12/2019

1.      Palestra: Educação

Como acontece a inclusão nas escolas? O que pode ser feito para aprimorar a qualidade da inclusão no contexto escolar? Em que a educação escolar difere da educação social no que tange a acessibilidade de conteúdos e práticas?

2.      Workshop: Índices de Inclusão (2ª parte)

Apresentação dos resultados da dinâmica realizada no 1º encontro; reflexão sobre fatores do desenvolvimento humano, com vistas a construção coletiva em indicadores de inclusão.

3.      Fórum: Pesquisa Qualitativa

Espaço de diálogo mediado pela professora doutora Janaína Gonçalves com o objetivo de refletir coletivamente sobre as contribuições da pesquisa qualitativa para políticas públicas de inclusão.

13/12/2019

1.      Palestra: Prevenção da Violência

Como acontece a violência contra pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade? Quais são os meios de prevenção da violência?

2.     Workshop: Cultura Inclusiva: As Artes

Dinâmica de grupo cooperativa mediada pelo artista plástico Antônio Peticov tendo como objetivo apresentar as Artes como ferramenta de Educação.

3.      Fórum: Pesquisa Quantitativa

Espaço de diálogo mediado pelo professor doutor João Gagliardi com o objetivo de refletir coletivamente sobre as contribuições da pesquisa quantitativa em políticas públicas de inclusão.

Website: http://institutoolgakos.org.br/