Imaginable Futures, nova empresa global de investimento filantrópico focada em aprendizagem, vai operar separada da Omidyar Network

São Paulo 27/1/2020 – “Lançamento tem início com US$ 200 milhões de capital investido e US$ 150 milhões dos filantropos Pierre e Pam Omidyar comprometidos para o futuro”

A Imaginable Futures, nova empresa filantrópica global que tem como missão estimular o potencial humano através da aprendizagem, foi apresentada hoje. Fundada e financiada pelos filantropos e empresários Pam e Pierre Omidyar, fundador do eBay, a Imaginable Futures nasce com US$ 200 milhões de capital investido, mais US$ 150 milhões comprometidos para operações e investimentos nos próximos quatro anos.

Lançada dia 24 de janeiro, dia em que as Nações Unidas celebram o Dia Internacional da Educação, a Imaginable Futures tem orgulho em afirmar que a Educação é um direito do ser humano, um bem e uma responsabilidade pública, além de um poderoso ativo para garantir melhorias significativas na estabilidade e mobilidade econômica, saúde e bem-estar individuais, e para permitir a inovação necessária para a construção de sociedades mais resilientes e prósperas.

A Imaginable Futures utilizará a estrutura de financiamento híbrida idealizada pela Omidyar Network, que é parte fundação filantrópica e parte fundo de impacto social. Esta estrutura permitirá à Imaginable Futures a flexibilidade financeira para apoiar empresários com fins lucrativos que aproveitam o poder dos mercados, bem como os agentes de mudança dos setores sociais e público, que buscam produzir mudanças escaláveis, possíveis de serem replicadas.

O portfólio global atual da Imaginable Futures inclui mais de 100 empresas com fins lucrativos e organizações sem fins lucrativos nos Estados Unidos, África e América Latina, com foco em inovação na aprendizagem de crianças e adultos. Esse portfólio no Brasil inclui soluções de letramento escaláveis, como a Árvore Educação; organizações de formação de professores e lideranças para atuação no setor da educação, como o Ensina Brasil; e modelos de aprendizagem de adultos, como a eduK. Há também têm uma forte aliança com a Fundação Lemann, em vigor desde 2015.

O portfólio global da Imaginable Futures também se estende por toda a América Latina, bem como na África e nos Estados Unidos.

“Sabemos que a aprendizagem tem uma capacidade única de ajudar as pessoas a atingir o seu pleno potencial e tornar-se próspera, atuando como membros contribuintes de suas comunidades”, diz Amy Klement, sócia responsável pela Imaginable Futures. “No entanto, no mundo complexo de hoje, os conjuntos de habilidades, relacionamentos e oportunidades estão evoluindo muito mais rápido que antes. Isso resulta em uma necessidade de repensar massivamente não só o que as pessoas aprendem, mas também como e quando aprendem. A Imaginable Futures existe para apoiar os reais transformadores, que estão agindo efetivamente para que cada aluno tenha a oportunidade, as ferramentas e o apoio que precisa para imaginar, e realizar, um futuro mais brilhante.”

Com 617 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo incapazes de ler ou resolver questões de matemática básica, nunca se precisou tanto de ideias criativas e liderança inclusiva e colaborativa na aprendizagem. Somente nos Estados Unidos, mais de 7 milhões de crianças com menos de 5 anos não estão totalmente prontas quando iniciam o ensino fundamental. Além disso, os maus resultados educacionais dificultam milhões de alunos adultos de baixa e média renda no desenvolvimento das habilidades necessárias para se adaptar, avançar e prosperar, bem como encontrar empregos que apoiem sua segurança e mobilidade econômica.

Para resolver essa questão, a Imaginable Futures adota uma abordagem centrada no ser humano. A base está no reconhecimento de que a aprendizagem deve ter início cedo, é única para cada pessoa com base em suas circunstâncias individuais, e que a educação e o avanço econômico podem mudar significativamente o futuro de uma família por gerações. A Imaginable Futures foca no aprendizado como um todo, entendendo que sociedades saudáveis são criadas quando indivíduos, famílias e comunidades podem prosperar.

Com o objetivo de criar mudanças sistêmicas, a Imaginable Futures investe não só no aluno, mas também em agentes transformadores. A instituição também apoia infraestrutura, pesquisa e políticas que beneficiam os alunos. A nova organização trabalha em setores público, privado e social para realizar ideias transformadoras em contextos locais, nacionais e globais para alunos de todas as idades. Além disso, auxilia organizações tanto no desenvolvimento de suas estratégias como em suas operações. Com um forte compromisso com parcerias locais e a cocriação com seus públicos, a Imaginable Futures está capacitando alunos, famílias e comunidades a serem agentes que moldam o futuro.

“Estamos entusiasmados em continuar nossa aliança – agora com a Imaginable Futures – para garantir que todas as crianças no Brasil recebam uma educação de qualidade”, disse Camila Pereira, Diretora de Educação da FundaçãoLemann. “Valorizamos essa parceria e estamos ansiosos para continuar com a Imaginable Futures para ampliar as intervenções que promovam oportunidades de aprendizagem equitativas e de qualidade para estudantes em todo o Brasil.”

Um empreendimento do The Omidyar Group, Imaginable Futures tem endereço em Redwood City, Califórnia, atuando com profissionais dos Estados Unidos; São Paulo, Brasil; Nairobi, Quênia; e Londres, Reino Unido.

Sobre a Imaginable Futures
Empresa de investimento filantrópico global que acredita que a aprendizagem tem o poder de estimular o potencial humano e tem como missão de oferecer a cada aluno a oportunidade e as ferramentas que eles precisam para imaginar, e realizar, um futuro mais brilhante. Ao utilizar uma abordagem de sistemas para resolver desafios complexos de educação, a IF trabalha em setores público, privado e social para tornar ideias transformadoras novas realidades em contextos locais, nacionais e globais para aprendizes de todas as idades. Com um forte compromisso com a parceria e a cocriação para nossos públicos, a Imaginable Futures está capacitando alunos, famílias e comunidades a serem os agentes que moldam o futuro. Fundada em 2020 e administrada por uma equipe global, a Imaginable Futures nasce com US$ 200 milhões investidos em mais de 100 parceiros em toda a África, América Latina e Estados Unidos, bem como na Índia com a organização irmã, a Omidyar Network India. A Imaginable Futures é um empreendimento do The Omidyar Group.

Website: http://www.imaginablefutures.com