Impulsionada pela economia compartilhada, Eu Entrego aumenta em 18 vezes o número de entregas para Varejistas

11/9/2019 –

Plataforma de crowdshipping realizou 350 mil entregas no primeiro semestre de 2019 com rede autônoma de entregadores.

Uma das principais características da Economia Compartilhada é permitir que pessoas e empresas possam se unir por meio da tecnologia para resolver problemas do dia a dia. Este conceito já está no transporte, na hospedagem e agora também na logística, graças à consolidação da Eu Entrego, plataforma de intermediação de entregas que conecta empresas com demandas de entregas a uma rede de entregadores autônomos.

A empresa é um dos exemplos de crowdshipping, opção que utiliza cidadãos comuns para realizar a última milha de remessas do e-commerce. Em 12 meses, o número de entregas na plataforma cresceu 18 vezes.

Dessa forma, a companhia quintuplicou o faturamento impulsionada pelos contratos com grandes marcas do varejo nacional, como Casas Bahia, Supermercados Extra e Ponto Frio (do Grupo Via Varejo), o Grupo Pão de Açúcar e o Grupo O Boticário.

“A logística sempre foi considerada como um dos temas mais sensíveis para o varejo, sobretudo em um país de dimensões continentais como o Brasil. Com a nossa plataforma de entregadores autônomos conseguimos ter capilaridade e abrangência nacional, ofertando last mile nas capitais e regiões metropolitanas até as mais longínquas cidades brasileiras”, comenta Renato Junoy, CEO da Eu Entrego.

A plataforma da Eu Entrego tem solucionado os desafios de “last mile” e “same day” dos varejistas e ainda proporcionado renda extra a rede de entregadores. Com o same-day delivery, o varejista consegue entregar encomendas no mesmo dia que a compra foi efetuada. “Já há varejistas com cases de entrega em até 2h, por exemplo. Tudo com roteirização, segurança, rastreamento e comprovação da entrega”, completa Junoy.

Tendência cada vez maior no Brasil, o crowdshipping já é uma realidade no varejo internacional em países como Estados Unidos e China. As gigantes Amazon e Alibaba protagonizam nos respectivos países de origem a utilização de cidadãos comuns para realizar entregas cada vez mais rápidas.

Como funciona a plataforma?
A Eu Entrego é uma plataforma que conecta varejistas à maior rede de entregadores independentes do Brasil. São mais de 80 mil, espalhados pelos 27 estados do Brasil, com diferencial pela capilaridade não somente nas capitais. Em suma, pessoas que encontraram oportunidade de trabalho próximo a residência e que ainda monetizam as rotas frequentes.

Para o Varejista, a integração com a Eu Entrego pode ser feita via API, EDI ou por troca de arquivos. A plataforma faz a roteirização e conecta a base de entregadores às demandas dos lojistas. O entregador alocado recebe a demanda pelo WebApp, dirige-se até o estabelecimento para realizar a retirada e conferência da remessa. Ao sair para a entrega, já com a rota otimizada, o percurso é monitorado e os status reportados em tempo real. Todo o processo pode ser acompanhado através de um Dashboard.

Dessa forma, o serviço torna-se extremamente escalável, seguro, rastreável e eficiente.
A Eu Entrego recebeu no início deste ano aceleração da HiPartners, Venture Builder formada por um grupo de empresários investidores focado em empresas inovadoras e com alto potencial de crescimento dentro do conceito de New Retail.