Imtep contribui para redução do número de fumantes

Curitiba-PR 31/5/2013 – Diagnóstico do Imtep, referência em saúde empresarial, concluiu que um funcionário fumante custa R$ 4,3 mil a mais para uma empresa do que um não fumante

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Pesquisa divulgada pela instituição, nesta sexta-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco, aponta que mais de 5,6 milhões de pessoas morrem por ano devido aos males do tabaco, sendo 600 mil fumantes passivos, ou seja, aqueles que não fumam, mas estão sujeitos à fumaça do cigarro.

No Brasil, de cada 100 mortes no Brasil, 13 são provocadas por doenças relacionadas à dependência do cigarro. Segundo a OMS, o fumante adoece com mais frequência, afasta-se mais precocemente do trabalho por invalidez e vive em média 10 anos a menos que o não fumante. A legislação que proíbe o hábito de fumar em locais fechados e a ampliação da divulgação em torno dos malefícios que o cigarro traz à saúde têm sido relevantes na redução do tabagismo, observada nos últimos anos.

Outro importante fator que tem contribuído para a diminuição do hábito de fumar e que deve ser considerado como importante são os programas desenvolvidos pelo governo e iniciativa privada que auxiliam o fumante a abandonar o cigarro e a vencer o vício. Dados mostram que as empresas, além de restringirem o uso do cigarro em seus ambientes, ajudam o funcionário a deixar o tabagismo, dando suporte por meio de ações e programas, para que ele se liberte do vício de uma maneira menos traumática. As corporações que adotam este tipo de comportamento têm verificado a redução significativa dos prejuízos financeiros causados pelo empregado tabagista.

Diagnóstico do Imtep, referência em saúde empresarial, concluiu que um funcionário fumante custa R$ 4,3 mil a mais para uma empresa do que um não fumante. O levantamento registrou que deste total 46% são resultados do tempo parado para fumar; 34% causados pelas faltas, 15% relativos a custos com assistência à saúde e os 5% restantes são outros motivos relacionados ao tabagismo. Com base nestes dados, em 2012, o Imtep lançou o Programa de Auxílio ao Tabagista– PAT, direcionado às empresas. De acordo com Joice Cristina dos Santos, coordenadora dos programas de qualidade de vida, para vencer o vício é preciso querer e ter tratamento que auxilie no processo de parada. ”Foi pensando nas dificuldades enfrentadas pelo fumante que o PAT foi desenvolvido”, afirma.

O PAT é um programa aplicado por um ano. “São 12 meses de ações nas quais os participantes são assistidos por médicos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas”, informa Joice, observando que a equipe multiprofissional atua em todas as fases do processo, dando todo o suporte necessário para que o fumante conclua o tratamento com êxito. O PAT, além dos profissionais capacitados, também oferece aos participantes material didático: cinco cartilhas com informações que motivam o tabagista a vencer cada etapa do programa.

Doenças

Cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão diagnosticados no mundo estão associados ao tabagismo. A doença apresenta altas taxas de mortalidade com uma sobrevida média de cinco anos, que varia entre 13% e 21% em países desenvolvidos e entre 7% e 10% nos países em desenvolvimento. No Brasil, tem sido o tipo de câncer com maior mortalidade entre os homens e o segundo mais letal entre as mulheres nos últimos anos, com crescente aumento de sua incidência. Segundo dados do Incor – Instituto do Coração, 29% das mortes por doenças cardiovasculares são decorrentes do cigarro; 33% das mortes por neoplasias têm relação com o tabaco, sendo os tipos mais comuns os de boca e lábios, laringe, estômago, pâncreas, fígado, colo de útero, rim e mama.

Sobre o Imtep – Há 18 anos no mercado brasileiro, o Imtep é referência em gestão de saúde empresarial. Oferece uma gama completa de serviços que atendem às necessidades de clientes corporativos. Possui centros de atendimento em todo o país, com matriz em Curitiba e filiais em São José dos Pinhais, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, é responsável pela gestão de ambulatórios, instalados em grandes empresas, incluindo multinacionais. O Imtep é formado por quatro unidades de negócio: Gestão de Serviços – terceiriza mão de obra para serviços de saúde e segurança, gerencia ambulatórios, disponibilizando insumos, recursos, equipamentos e medicamentos, conforme a necessidade do cliente; Saúde Ocupacional – oferece serviços direcionados à medicina e segurança do trabalho; Cursos e Treinamentos – ministra cursos e treinamentos na área de saúde e segurança do trabalho, oferecendo instrutores qualificados, recursos e material didático; e Qualidade de Vida – desenvolve ações, projetos e atividades que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ênfase no bem-estar do trabalhador e na eficácia organizacional.

Imtep
Rua Emiliano Perneta, 297 – 20º, 21º, 23º andares