Indústria 4.0 chega no chão de fábrica com plataforma 100% gratuita

São Paulo, SP 14/2/2020 – O projeto levou apenas dois meses para ser desenvolvido e a escolha do Delphi foi peça-chave para colocar rapidamente o produto no mercado.

Associar tecnologia e inovação ao processo produtivo é o principal caminho para a competitividade e longevidade das indústrias. Hoje, contudo, o Brasil ocupa a 64ª posição no Índice Global de Inovação e, nos próximos 10 anos, apenas 15% das indústrias brasileiras deverão estar totalmente inseridas na Indústria 4.0, conforme estimativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento (ABDI). Para ajudar a acelerar a inovação e inserir as indústrias neste novo contexto, organizações lideram projetos para levar a transformação digital para o chão de fábrica.

Um exemplo dessas iniciativas é o CNC Monitor, uma plataforma 100% gratuita, criada pela GRV Software, que coleta e digitaliza dados de máquinas CNC (que operam via Controle Numérico Computadorizado) de forma homogênea e transforma informações em indicadores de produção e gráficos gerenciais, que podem ser acessados via desktop ou mobile, de qualquer lugar e em tempo real. A solução foi desenvolvida inteiramente em Delphi e traz informações como modo do CNC, programa em execução, ferramentas em uso, esforço nos eixos, potenciômetros, entre outras, permitindo assim que ações de correção e melhorias sejam tomadas com muito mais agilidade.

“Apesar de carregarem um smartphone no bolso e substituírem diversas atividades presenciais por aplicativos, no chão de fábrica ainda não funciona assim. Grande parte das empresas espera um relatório no fim do mês para descobrir falhas, perdendo tempo e produtividade. A consequência é uma gestão mais operacional do que estratégica. O CNC Monitor se propõe a ser um facilitador na entrada da indústria 4.0 no Brasil, fornecendo informações confiáveis sobre o chão de fábrica”, diz Valdecir de O. Pereira, diretor de P&D da GRV Software.

O projeto levou apenas dois meses para ser desenvolvido e a escolha do Delphi foi peça-chave para colocar rapidamente o produto no mercado. “Temos profissionais com 20 anos de experiência em Delphi, o que conta pontos a favor da ferramenta. Além disso, o Delphi é multiplataforma e nos possibilita utilizar apenas um código para fazer aplicações em iOS, Android e Windows. E o mais importante é que temos a garantia de continuidade desde a primeira versão que utilizamos, que nos dá a segurança de que não perderemos o legado construído”, justifica Pereira.

Não só o CNC Monitor, mas todo o portfólio da GRV Software foi desenvolvido com o Delphi. A empresa atende hoje mais de 520 clientes em todo o Brasil, com soluções de gestão para empresas e indústrias que fabricam sob encomenda. Além do ERP Industrial GRV CPS – que oferece funcionalidades como orçamento, controle e planejamento da produção, financeiro, entre outros – , seu portfólio conta com as linhas de Produção Enxuta e Indústria 4.0, que envolve produtos capazes de aumentar a produtividade no menor tempo e custo possíveis, baseadas em conceitos de Lean Manufacturing, Indústria 4.0, Manufatura sem Papel, WLC (Workload Control), gestão à vista, OEE (Overall Equipment Effectiveness) e IoT (Internet of Things).

Desafios e planos futuros

O principal desafio de desenvolvimento do CNC Monitor foi conectar máquinas antigas com protocolos incompatíveis. Para contornar a situação, a GRV criou um hardware que possibilita o acesso automático às informações das máquinas mais antigas e/ou que não possuem protocolos compatíveis com o CNC Monitor, enviando os dados diretamente para a plataforma.

“É gratificante ver projetos como esse da GRV Software, que promovem a inclusão através da tecnologia, e saber que o Delphi possibilitou tornar tudo isso real. Clientes como eles reforçam nossa razão de existir, que é viabilizar grandes ideias respeitando a trajetória e o conhecimento que foi adquirido ao longo do tempo. Além disso, casos de sucesso como este mostram que o Delphi está vivo e em constante evolução, resultado de muita pesquisa e desenvolvimento para acompanhar o mercado”, Dormevilly Tertius, diretor executivo da Embarcadero do Brasil.

O futuro do CNC Monitor já está traçado. Os planos da GRV Software incluem aumentar o número de protocolos abrangidos, acrescentar recursos como integração, DNC e controle de ferramentas, além de novas parcerias com fabricantes para expandir o seu mercado.

Sobre a Embarcadero

A Embarcadero (uma divisão da Idera, Inc.) constrói ferramentas para os desenvolvedores de software mais talentosos do mundo, permitindo-lhes oferecer aplicações corporativas seguras e escaláveis ​​mais rápido do que qualquer outra plataforma no mercado. Noventa empresas da Fortune 100 e uma comunidade ativa de mais de três milhões de usuários em todo o mundo confiam nos produtos premiados da Embarcadero para as suas aplicações críticas. Para saber mais, visite www.embarcadero.com/br

Sobre a GRV Software

Com mais de 530 clientes em todo o Brasil e know how de 17 anos, a GRV oferece um ERP Industrial para empresas que fabricam sob encomenda, como: indústrias de usinagem, ferramentarias, caldeirarias, máquinas especiais, protótipos, dispositivos e automação.

Criamos e fornecemos tecnologia fundamentada no que há de mais moderno e eficiente em nível mundial para os nossos clientes, baseada em conceitos de Lean Manufacturing (Manufatura enxuta), indústria 4.0, manufatura sem papel, WLC (Workload Control), gestão à vista, IoT (Internet of Things – Internet das coisas), OEE (Overall Equipment Effectiveness) etc.

Website: http://www.embarcadero.com/br

Web Site: