Indústria e tecnologia: por que o sistema ERP tem se tornado cada vez mais indispensável

São Paulo 6/2/2020 – A divergência de estoque, manter o custo de produção sob controle e se antecipar as necessidades de compras estão entre os maiores desafios das indústrias.

No mundo industrial, cada vez mais se torna essencial um sistema de gestão que ajude a controlar os recursos disponíveis e as operações realizadas, e uma das formas de se alcançar esse patamar é pelo ERP para indústria.

Com um software como o ERP, é possível que toda empresa, seja qual for o tamanho, possa se valer de uma maior facilitação do trabalho, incluindo tomar as decisões certas através dos indicadores corretos.

Mas o que muitos se perguntam, quando se fala sobre esse software, é o que é ERP e quais os benefícios de utilizá-lo.

Quem possui dúvidas relacionadas ao assunto não pode deixar de acompanhar esse conteúdo com muitas informações referentes ao tema, incluindo o sistema ERP para indústrias , que é cada vez mais essencial.

Mas afinal, o que é ERP?

O ERP (sigla para Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) trata-se de um software de gestão de negócios ou de gestão de empresas.

O objetivo da criação desse software foi permitir uma maior facilidade para que as empresas pudessem organizar todos os dados ou informações, os recursos disponíveis e as operações a serem realizadas.

Utilizando-se o ERP, é possível alcançar as metas pretendidas coletando informações essenciais e organizando-as, de modo a ter um melhor panorama e indicadores para tomar as decisões certas.

Em meio a importância desse sistema de gestão, pode-se falar sobre como ele tem se tornado cada vez mais indispensável à indústria brasileira, ainda mais com o crescimento que a mesma vem tendo nos últimos meses.

Segundo Denis Faria, diretor e um dos responsáveis pelo sistema MSV Cloud, para escalar a empresa de forma consciente e controlada será praticamente impossível não fazer uso da tecnologia como é o caso de um sistema ERP.

“A décadas que o sistema de gestão vem contribuindo diretamente para o crescimento e desenvolvimento das indústrias, não apenas a nível Brasil, como também ao redor do mundo; Existem inúmeros cases de sucesso na indústria que podem confirmar isso. Nós mesmo temos alguns bons exemplos”, explica.

Em meio a isso, o uso do ERP para indústria , de modo a permitir que as empresas possam crescer ainda mais nos próximos anos, é essencial.

O crescimento do setor industrial brasileiro

No final de 2019, uma pesquisa do IBGE demonstrou como o setor industrial brasileiro teve crescimento significativo, principalmente no segundo semestre do ano.

O aumento nos números em diferentes setores da indústria, em estados distintos das várias regiões brasileiras animou os especialistas, que veem um bom cenário para 2020.

É o caso, por exemplo, da CNI (Confederação Nacional da Indústria) que já projeta um crescimento do setor industrial em quase 3% no ano presente.

Esse panorama deixa claro que as indústrias brasileiras precisam investir, cada vez mais, na tecnologia para que seja possível crescer como o esperado, aproveitando essa melhora no quadro econômico.

Uma dessas formas, não há dúvidas, é por meio da utilização de um ERP para indústria, que auxiliará a melhor controlar as atividades e a tomar decisões mais acertadas, reduzindo as margens de erros e prejuízos.

ERP para indústrias: funcionalidades do sistema de gestão

Cada vez mais, os sistemas de gestão têm se tornando uma ferramenta indispensável na gestão dos negócios, ainda mais em um setor tão importante como o industrial.

Para aproveitar-se, da melhor forma, do cenário positivo de crescimento econômico, é preciso que as empresas utilizem-se da tecnologia a seu favor para potencializar seus resultados.

Com um ERP para indústria, é possível alcançar melhores resultados valendo-se das diversas funcionalidades proporcionadas por esse sistema de gestão.

Entre essas funcionalidades, vale citar:

• Função administrativa: é por meio dela que é possível ter acesso às informações organizadas para tomar as decisões relativas a compra e venda, controle de estoque, planejamento de operações, entre outras

• Função fiscal e contábil: com essa funcionalidade, as empresas não correm mais o risco de cometer erros quanto às obrigações fiscais que possuem, visto que o sistema de gestão emite documentos necessários para fins contábeis e fiscais

• Função financeira: por meio da função financeira, as empresas controlam melhor seu fluxo de caixa (entrada e saída de dinheiro), garantem o pagamento das contas em dia, evitam o surgimento de inadimplências de clientes e acompanham a rotina diária das próprias finanças.

Com apenas essas três funcionalidades principais, é possível que as indústrias melhorem bastante seus resultados com o uso do sistema de gestão.

Além disso, através das funcionalidades que possui esse sistema, como o ERP, é possível que as indústrias consigam obter diversos benefícios por meio de suas funções.

Listamos abaixo alguns dos problemas solucionados por um ERP , que modificam totalmente o cenário de uma indústria, proporcionando o crescimento esperado, é alcançada pelos seguintes benefícios:

• Correção da divergência no estoque (que costuma trazer prejuízos incontáveis a diversas indústrias, de todos os tamanhos)

• Aumento da previsibilidade

• Aumento do poder de tomar decisões baseadas em informações assertivas (coletadas e organizadas dentro do sistema, indicando o panorama e os indicadores em tempo real para os diversos setores da indústria)

• Redução de custos e desperdícios

• Controle da folha de pagamento dos funcionários, evitando riscos de problemas trabalhistas e endividamentos

• Maior controle financeiro, evitando inadimplências e proporcionando a emissão de cobranças para os clientes

• Maior controle de produção e de matérias-primas

• Aumento da produtividade, aumentando a redução de erros e a eficácia dos processos.

Isso mostra como a tecnologia veio pra somar, e como ela pode contribuir para se alcançar melhores resultados frente as complexas atividades que envolvem às indústrias de uma forma geral.

Website: https://msv.com.br/

Web Site: